Não crie más relações na hora de apresentar a sua carta de demissão


Deixar o emprego do momento é muitas vezes algo inevitável. É normal querer perseguir outros sonhos, sair da rotina de determinado trabalho, querer aceitar melhores ofertas, participar num projeto de um amigo, entre outras razões. Contudo, é importante tentar não deixar para trás uma má relação com o seu chefe e com os seus colegas - nunca se sabe se um dia não dependerá deles novamente.

Este é um problema especialmente das gerações mais novas que, contrariamente ao que aconteceu com os seus pais, termina a sua vida profissional com cerca de dez locais de trabalho diferentes. E, claro, a maioria de nós não quer deixar uma má impressão junto daqueles com que dividimos um espaço ou um projeto durante tanto tempo. Descubra, por isso, como garantir uma saída graciosa e profissional.

Construa uma boa carta de demissão
Infelizmente, é muito comum sair-se de uma empresa através de uma mera conversa de cinco minutos. O seu chefe e a sua equipa ficarão com a ideia de que não lhe resta qualquer interesse no projeto que construíram juntos e, que para si, não existe carga emocional ligada à despedida. Na realidade, sair de uma empresa nunca é fácil, excepto se a sua experiência nesta tenha sido somente negativa, e é importante transmitir que não se trata de desgostar do que faz e com quem o faz, mas que está na altura de seguir para outros projetos que o realizam mais profissionalmente.

Uma boa carta de demissão, explicando o porquê de se ir embora, ajudará bastante ao processo e irá garantir boas relações pessoais e profissionais no futuro. Explique que o seu tempo junto daquela equipa foi útil para o seu crescimento mas que sente que está na hora de mudar um pouco a sua rotina ou de conquistar outros objetivos profissionais. Isto fará da sua saída uma questão de “negócio” e não uma questão pessoal.

Não torne esta numa questão pessoal
É verdade, por vezes é mesmo uma questão pessoal - relações menos positivas com os colegas ou com as chefias, um trabalho que não satisfaz, uma rotina aborrecida, e por aí vai. Todos já vimos aqueles vídeos ou filmes onde um funcionário menos feliz atira tudo ao ar, diz o que pensa na cara dos colegas e vai embora, livre de toda a responsabilidade. Porém, esta personagem é a exteriorização do que podemos eventualmente imaginar e não fazer porque, no final, as suas ações não têm repercussão, ao contrário das suas.

É comum o seu novo chefe contactar as empresas para as quais trabalhou no passado, procurando referências de boa ou má conduta, e certamente que não ficará feliz quando descobrir o modo como se comportou. Ou, em outros casos, imagine que um dia a sua nova chefia é composta por alguém que assistiu à sua saída atribulada. Tentando esquecer o passado poderá queimar o seu futuro.

Dê o seu máximo até ao fim
Recebeu finalmente a resposta que tanto desejava - aceitação num novo projeto - mas ainda lhe faltam duas semanas para deixar o seu antigo emprego. Pode cair na tentação de deixar algumas tarefas por fazer, sabendo que dentro em breve nada daquilo significará algo para si, no entanto, não se esqueça que ainda o estão a remunerar! Lembre-se que, primeiro, inesperados acontecem e pode estar a prejudicar a sua performance por algo que nunca chegará, e que, segundo, dar o seu melhor até ao fim é uma questão de profissionalismo.

Por outro lado, evite aceitar trabalho do novo chefe antes de iniciar oficialmente a sua ligação profissional. Aceitar levá-lo-á a não ter tempo para o seu trabalho atual e demonstrará falta de lealdade, sentimento que pode influenciar o modo como a sua nova empresa o vê.

Deixar um emprego em detrimento de outro nunca é fácil mas existem pequenos importantes passos que pode dar, tornando a situação o mais harmoniosa e produtiva possível. Não deixe o medo impedi-lo de tentar outras experiências e, profissionalmente, mergulhe no que o futuro tem guardado para ti.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Dicas para o ajudar a tomar boas decisões
Como aumentar a sua Produtividade

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais