Empreendedorismo

Oferta de portes grátis em E-Commerce


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O e-commerce está em forte expansão, tendo tido um crescimento na ordem dos 41% entre 2014 e 2016. Hoje, 1/3 dos consumidores faz compras online pelo menos uma vez por semana. Um bom exemplo desta tendência é a Zumub, uma loja de suplementos que vende maioritariamente online e para fora de Portugal.  Atendendo à crescente tendência do online shopping, os marketers vão criando e ajustando estratégias de forma a responder às preferências dos consumidores. E uma das indiscutíveis preferências dos consumidores é a possibilidade de ter portes grátis.

 

Segundo um estudo publicado por Walker Sands, tanto para os consumidores que fazem compras online ocasionalmente (1-3 vezes/ano) como para os que fazem com frequência (2 vezes/semana), os portes grátis são o seu principal incentivo. Para alguns consumidores, esta opção não é apenas uma preferência mas sim um requisito. Sabia que 61% dos consumidores abandonam as lojas online quando estas não disponibilizam portes grátis? A maioria dos sites oferecem portes grátis a partir de uma quantia mínima de compras. Desta forma, a empresa consegue manter um padrão que permite oferecer um serviço de qualidade aos clientes sem fazer um sacrifício muito drástico na sua margem de lucro.

 

Além dos portes grátis, que desempenham um papel decisivo na ótica do consumidor, existem outros fatores nucleares para o sucesso de um negócio de e-commerce, tais como o preço, a qualidade do produto e os benefícios que este oferece ao consumidor. Por exemplo, mais de metade dos consumidores procuram preços competitivos, enquanto que 66% procuram informação relativa à garantia dos produtos. Cerca de 61%, faz uma pesquisa ostensiva quanto à qualidade do produto, em sites da especialidade onde são feitas avaliações por outros utilizadores e pessoas especializadas.

 

A segurança no momento das compras online é outra grande preocupação entre os consumidores. Garantir que a sua informação pessoal e bancária está a salvo, é uma prioridade para a maioria dos compradores online. Os consumidores são mais cautelosos no momento de revelarem informações pessoais quando fazem compras online do que quando as fazem em espaços físicos. Muitos clientes optam por fazer as suas compras em sites onde já as fizeram previamente (e com sucesso), pois sentem-se mais seguros e protegidos contra possíveis fraudes. Ter a reputação de site seguro é importante e certas medidas como tornar os dados encriptados, ter certificados de segurança e serviços de proteção do cliente, são passos que devem ser dados com o objetivo de contribuir para a confiança do consumidor quanto à segurança do site.

 

Para as empresas que pretendem vender produtos online, criar parcerias com transportadoras que ofereçam serviços fiáveis e de qualidade a preços baixos, é uma prioridade. Encontrar o equilíbrio entre os custos de envio e o preço dos produtos, aliado à criação de uma parceria com a transportadora certa, vai criar meios para a aquisição e fidelização de novos clientes.

 

Guest post by: Delnext.com

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