Empreendedorismo

Otimização para Motores de Busca


A otimização para motores de busca encapsula um conjunto de medidas que garante um bom posicionamento do seu site nos principais motores de busca da Internet, como o Google, Bing ou Yahoo, por exemplo. A consequência direta deste bom posicionamento? Mais visitas.

 

Hoje partilhamos algumas dicas importantes para uma maior e mais eficaz otimização do site do seu negócio.

 
 
Palavras-Chave
Um dos elementos mais importantes. Descubra as palavras-chave relacionadas com o seu site/negócio/projeto mais pesquisadas na internet, e adicione-as às palavras-chave que identificam o seu espaço. O Google Adwords e o Bing Keywords são bons locais para começar.

 

Nome e endereço do Site
Aproveitando as descobertas sobre palavras-chave que fez anteriormente, baseie-se nesses dados para dar o nome ao seu site. Se o seu negócio fosse no ramo da venda de imóveis e as palavras mais pesquisadas fossem “casas no Porto”, “compra” e “venda”, um bom nome para o site seria “Compra e Venda – Casas no Porto”, com o endereço "www.compra-venda-casas.pt".

 

Descrição do Site
O princípio de utilização de palavras-chave é o mesmo. Acrescentamos ainda que a descrição deve ser curta, simples, direta e atrativa – aparecerá logo abaixo do título do seu site nos motores de busca, pelo que é importante que consiga atrair visitantes.

 

Otimize os seus urls utilizando palavras-chave para os definir
Por exemplo, é fácil perceber o que contém o url “www.compra-venda-casas.pt/casaslisboa/venda”, mas é muito mais difícil de a linguagem utilizada for “www.compra-venda-casas.pt/1789/s201.htm”.

 

Estabeleça ligações internas
Sempre que criar novos conteúdos, tente integrar neles links para conteúdos mais antigos relacionados, aumentando assim o tráfego dentro da sua página.

 

Evite o Flash
Enquanto visualmente e em termos de navegação o Flash pode ser uma mais valia para o seu site, no que respeita a posicionamento em motores de busca é uma escolha arriscada – isto porque é impossível estabelecer links entre as diferentes páginas.

 

Vigie o seu progresso
Para definir objetivos para a otimização do seu posicionamento nos motores de busca e, consequentemente, conseguir mais visitar, é essencial rastrear o seu progresso. Várias ferramentas gratuitas são disponibilizadas para esse efeito, como o Google Analytics, Stat Counter ou Alexa.

 

Perfis nos social media
A criação de perfis no Facebook, Twitter, Pinterest, Youtube ou Google + permite não só a distribuição de conteúdos frescos do seu site, como constitui uma estratégia que multiplica exponencialmente o número de locais onde os seus visitantes têm acesso aos seus links.

 

Cria uma página de mapa do site
Um mapa do seu site ajudará os visitantes a encontrar tudo o que precisam e a entender a sua hierarquia.URLs amigos da pesquisa

 

Conteúdo de qualidade
Se se é dado à escrita tanto melhor, mas não é necessário dominar essa arte para providenciar conteúdo no site que seja uma mais valia para quem o visita. Podem ser links para outras páginas, não concorrentes, obviamente. A ideia é tentar colocar-se no lugar do cliente que compra roupa online, por exemplo, e perceber que tipo de informação ele poderá valorizar. Formas de pagamento, imagens de coleções recentes, as cores da estação - qualquer coisa que faça o cliente voltar à página, fidelizando-o.

 

Interação
Com fornecedores, clientes e todos os agentes do negócio a interacão é bem vinda. A rede de contatos espalha-se, o nome da empresa também e a informação online viaja à velocidade da luz. A ideia é encontrar uma forma de, no site, reunir estes agentes e formar uma comunidade que reforce a marca e a faça aparecer o melhor colocada possível nos rankings de pesquisa.

 

Para terminar, mais dois conselhos: assuma o compromisso com o processo diariamente (o que funcionou no ano passado pode não funcionar este ano) e seja paciente – por vezes, e no caso de sites pequenos, os resultados demoram meses a surgir.



Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais