Empreendedorismo

Como Otimizar Posicionamento nos Motores de Busca


A otimização para motores de busca encapsula um conjunto de medidas que garante um bom posicionamento do seu site nos principais motores de busca da Internet, como o Google, Bing ou Yahoo, por exemplo.

 

A consequência direta deste bom posicionamento? Mais visitas. Hoje partilhamos algumas dicas importantes para uma maior e mais eficaz otimização do site do seu negócio.

 

Palavras-Chave
Um dos elementos mais importantes. Descubra as palavras-chave relacionadas com o seu site/negócio/projeto mais pesquisadas na internet, e adicione-as às palavras-chave que identificam o seu espaço. O Google Adwords e o Bing Keywords são bons locais para começar.

 

Nome e endereço do Site
Aproveitando as descobertas sobre palavras-chave que fez anteriormente, baseie-se nesses dados para dar o nome ao seu site. Se o seu negócio fosse no ramo da venda de imóveis e as palavras mais pesquisadas fossem “casas no Porto”, “compra” e “venda”, um bom nome para o site seria “Compra e Venda – Casas no Porto”, com o endereço www.compra-venda-casas.pt.

 

Descrição do Site
O princípio de utilização de palavras-chave é o mesmo. Acrescentamos ainda que a descrição deve ser curta, simples, direta e atrativa – aparecerá logo abaixo do título do seu site nos motores de busca, pelo que é importante que consiga atrair visitantes.

 

Estabeleça ligações internas
Sempre que criar novos conteúdos, tente integrar neles links para conteúdos mais antigos relacionados, aumentando assim o tráfego dentro da sua página.

 

Evite o Flash
Enquanto visualmente e em termos de navegação o Flash pode ser uma mais valia para o seu site, no que respeita a posicionamento em motores de busca é uma escolha arriscada – isto porque é impossível estabelecer links entre as diferentes páginas.

 

Vigie o seu progresso
Para definir objetivos para a otimização do seu posicionamento nos motores de busca e, consequentemente, conseguir mais visitar, é essencial rastrear o seu progresso. Várias ferramentas gratuitas são disponibilizadas para esse efeito, como o Google Analytics, Stat Counter ou Alexa.

 

Perfis nos social media
A criação de perfis no Facebook, Twitter, Pinterest, Youtube ou Google + permite não só a distribuição de conteúdos frescos do seu site, como constitui uma estratégia que multiplica exponencialmente o número de locais onde os seus visitantes têm acesso aos seus links.

 

Cria uma página de mapa do site
Um mapa do seu site ajudará os visitantes a encontrar tudo o que precisam e a entender a sua hierarquia.URLs amigos da pesquisa
Otimize os seus urls utilizando palavras-chave para os definir. Por exemplo, é fácil perceber o que contém o url “www.compra-venda-casas.pt/casaslisboa/venda”, mas é muito mais difícil de a linguagem utilizada for “www.compra-venda-casas.pt/1789/s201.htm”.

 

Para terminar, mais dois conselhos: assuma o compromisso com o processo diariamente (o que funcionou no ano passado pode não funcionar este ano) e seja paciente – por vezes, e no caso de sites pequenos, os resultados demoram meses a surgir.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais