Como partilhar o seu produto nas redes sociais quando ele não é um objeto concreto e visível


Quando o produto é roupa, um carro, um livro, ou outro produto palpável, é relativamente fácil conseguir boas imagens para partilhar no seu site e nas suas redes sociais como parte de uma boa estratégia de marketing. Porém, existem produtos e serviços que não são fáceis de “fotografar”, senão impossíveis, como é o caso de softwares quer sejam eles para computador, como para os aparelhos móveis. Sim, pode tirar um print ao seu serviço mas isso será somente útil numa fase inicial, tornando-se repetitivo e pouco apelativo algum tempo depois. A opção será uma embalagem certo? Contudo, a maioria dos softwares já não são vendidos fisicamente, logo ter uma imagem de uma embalagem nada irá dizer ao seu leitor ou consumidor. Como resolver o problema?


Cria uma personagem

Idealmente o CEO ou um profissional que tenha boas aptidões para falar em público, esta personagem será a cara do produto, aparecendo como o seu representante em eventos, no site, e nas redes sociais. Ele será ainda o responsável, pelo menos em assinatura, por enviar os press releases e até as newsletters, de modo a que o consumidor o associe facilmente à empresa ou ao produto em si - pode eventualmente optar por ter vários responsáveis por diversos produtos, cada personalidade para um tipo diferente de produto.


Revele a sua equipa

Imagens ou vídeos da equipa a desenvolver o produto, em festas da empresa, em momentos de lazer - tudo isto é importante. Se um dos seus profissionais é bom a cativar o público, garanta que este possui destaque, dando-lhe liberdade para contactar diretamente com o consumidor via newsletters e, especialmente, redes sociais.


Mostre o seu lado humano

Comemore feriados e mencione dias importantes. Na falta de um produto bem visível, o aspecto humano terá de tomar conta e nada melhor que estar ligado ao seu consumidor diariamente. Esteja atento às notícias, insira o seu produto como solução a algum problema com o qual se tenha deparado, e não se esqueça de responder e falar com o consumidor abertamente.


Quanto mais empatia o consumidor tiver pela sua equipa, mais vontade terá de adquirir os seus produtos, confiando na marca pela sua transparência e bom ambiente de trabalho entre a equipa.


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