Passos a considerar quando está prestes a transformar o seu trabalho secundário no seu emprego principal


Se o seu trabalho secundário, o seu side hustle, já está a ganhar forma e começa a chegar a altura de transformar a sua vida e dar-lhe todo o seu tempo, existem pontos que deve verificar antes de saltar de cabeça neste novo desafio.


Lucro constante

Um dos aspectos mais importantes que deve considerar é até que ponto o seu side hustle já permite que você se sustente somente dele. Calcule as despesas mensais e o lucro que obtém de modo a evitar percalços e créditos dispensáveis, lutando por uma estabilidade financeira. Conhecer um pouco sobre contabilidade e ter os melhores apps para esta função é uma parte importante do processo.


Presença nas redes sociais

Facebook, Instagram, e Twitter são as redes sociais com que se deve preocupar no momento. Ter um perfil em todas elas, atualizado com novos artigos, produtos recém-lançados, e ofertas, é fundamental para crescer e para comunicar diretamente com o cliente. Mais do que o Google, a maioria dos consumidores procura por novos produtos via redes sociais.


Contacto profissional

Todos os seus contactos devem remeter à sua empresa. Claro que pode e deve ter um número telefónico pessoal mas é fundamental que possua dados profissionais e somente direcionados para a empresa, incluindo número de telemóvel (existem smartphones com dual-sim exatamente para ajudar nesta questão), cartão de débito ou crédito, cartão de visita, e-mail, clouds, e outros elementos ou serviços que vá usar para trabalho. Isto irá transmitir um maior nível de profissionalismo, levando futuros clientes a confiarem em si.


Logótipo

Um símbolo que o represente, e ao seu produto, que será partilhado nas redes sociais, no seu perfil de e-mail, nos cartões de visita, e no seu site. Tenha atenção às cores e à simbologia da forma mas é importante que tenha uma imagem simples que ajudará clientes e parceiros a identificá-lo rapidamente em qualquer plataforma ou media.


Muitos grandes empreendedores começaram os seus negócios como side hustles, aproveitando o tempo-livre para se focar nos projetos e nos seus sonhos. Com alguma dedicação e uma boa ideia é possível que você venha a formar a sua própria empresa um dia mas, para isso, é preciso alguns conhecimentos e lembrar-se até dos mais pequenos detalhes.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como saber se deve iniciar uma atividade profissional secundária

Porque ter um full time e um projeto secundário o torna num melhor empreendedor?


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais