Perguntas sobre a sua empresa que deve conseguir responder em qualquer altura


Seja numa reunião, quando pensa no seu marketing, durante a realização do seu plano de negócios, ou num evento de empreendedorismo, é fundamental saber a resposta a algumas perguntas simples mas que demonstram o quão o seu negócio se encontra bem estruturado e organizado. Prepare-se de antemão e treine o que dizer quando questionado sobre estes temas.


A origem da sua empresa

Raras são as empresas que nascem por parte de um impulso. A maioria é originada por um sonho de longa data ou uma experiência pessoal, um problema ou uma surpresa, que o incentivaram. Esta história, a sua história, é fundamental quando a apresenta a outros profissionais e entidades.


A sua missão

Oferecer ao consumidor um produto que não existe no mercado ou que seja o topo da sua gama. Porque é que o seu negócio existe? Qual a missão? O que pretende conquistar, o que deseja mudar no mundo?


As conquistas

O lucro, o número de visualizações no seu website, a quantidade de vendas, os prémios vencidos, as reviews positivas e a alta pontuação em sites como o TripAdvisor, os seguidores nas redes sociais, os eventos em que já marcou presença. Tudo isto faz parte daquilo que pode chamar de conquistas, objetivos alcançados e que é sempre bom referir quando conversa com outros profissionais - são eles que mostram onde chegou e a sua capacidade de ir longe.


Os produtos ou serviços

Saber de cor e salteado o nome e as funcionalidades de tudo o que oferece é sempre uma mais valia. Para além de mostrar o seu profissionalismo, ter conhecimento de tudo o que a sua empresa produz é uma ótima forma de angariar novos clientes, investidores e parceiros.


O que está a acontecer no seu mercado de trabalho

Se se especializou na edição e lançamento de livros, deve conhecer o que acontece nesta indústria. Quais os maiores concorrentes, onde estão os grandes escritores, que tipo de livros são os mais vendidos, os géneros mais populares. Conhecer a sua indústria, o cliente alvo e tudo o que isto implica é um modo de mostrar a competência e seriedade da sua empresa.


Estude a sua lição e esteja pronto para responder ao que todos querem saber. Não perca as oportunidades de trabalho mesmo que estas comecem com uma simples e informal conversa numa convenção ou num encontro casual. Conheça a sua empresa detrás para a frente e verá que isso lhe trará vantagens a curto e longo prazo.


OUTROS ARTIGOS:

Como dar um discurso digno de um TEDx

Tudo o que precisa saber sobre a Inteligência Artificial


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais