Empreendedorismo

Clientes - Como os atrair para o seu negócio


Uma das maiores dificuldades de um novo negócio é descobrir como atrair novos clientes até si. Abaixo partilhamos uma lista de conselhos básicos que o ajudarão a encontrar os clientes que permitirão que consiga finalmente desenvolver o seu negócio.

 


Crie boas ferramentas de marketing
Faça uma lista das coisas que precisa de cada vez que contacta um possível cliente - incluindo panfletos, cartões, materiais de apresentação – e tenha-as sempre à mão.

 

Balize o seu foco
Em vez de vender o seu produto a 5000 empresas, afunile a audiência para impactar de forma eficiente quem realmente importa, mesmo que seja apenas uma dúzia de pessoas. Ligue, envie os seus materiais e marque encontros. Poupará dinheiro e tempo.

 

Ofereça amostras
Aproxime-se dos seus potenciais clientes oferecendo amostras do seu serviço. Se for um web designer, procure um cliente potencial e envie-lhe algumas dicas de como melhorar o seu site.

 

Faça-os falar sobre si
O word-of-mouth é a combinação mais barata e eficaz de marketing que pode encontrar, e para gerar um positivo para o seu negócio basta trabalhar bem e arduamente: impressione os seus clientes, e eles falarão de si a quem conhecem.

 

Ofereça ajuda
Além do gerado pela eficiência do seu trabalho, o word-of-mouth gerado pelas suas boas ações é um dos maiores chamarizes de clientes que pode encontrar. Seja o primeiro a oferecer ajuda a quem precisa ou estabeleça um acordo com uma instituição sem fins-lucrativos.

 

Vá onde as suas melhores perspetivas estão
É o chamado “marketing localizado”. Se organiza festas para crianças, compre um slide no Cinema local para ser mostrado antes dos filmes animados. Se toma conta de animais, peça ao seu veterinário para deixar flyers.

 

Alie-se a outras empresas
Com quem partilha clientela? Descubra e pense numa forma eficiente de promover ambos os negócios. Se tem um negócio ligado às relações públicas, estabeleça relações com um designer gráfico para referências mútuas.

 

Obtenha cobertura de notícias local
Tire o máximo partido da localização do seu negócio ao fornecer aos meios de comunicação locais histórias e/ou notícias personalizadas.

 

Participe em chats
Não só é uma forma de reunir mais informação para o ajudar no desenvolvimento do negócio como, adicionalmente, é um meio único (e gratuito) para encontrar clientes e publicitar o seu negócio.

 

Faça uma newsletter
Não só o estabelece como um especialista, como lhe oferece outra ferramenta essencial: os emails dos seus potenciais clientes. Pode assim iniciar-se uma relação que pode ir desde a partilha de informação ao aparecimento de novas oportunidades de negócio.

 

Agradeça
Determine os clientes que lhe proporcionam mais e melhores vendas e arranje forma de lhes agradecer: quer através de pequenas prendas, lembranças ou vales. É barato e é uma ótima forma de os fazer sentir especiais.

 

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