Como candidatar-se ao Portugal 2020


O Portugal 2020 é o acordo de parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia que reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento - FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP - no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.

 

Com a existência do Balcão 2020, as empresas puderam passar a enviar as suas candidaturas eletronicamente para concorrerem a financiamento. O balcão permite não só o envio da candidatura como também acesso a um conjunto variados de elementos de suporte.

 

No entanto, candidatar-se a um programa de investimento do Portugal 2020 não é tão simples como parece e requer muita organização, planeamento e racionalização. Eis os passos cruciais para submeter uma candidatura. (Nota: todos os formulários têm uma espécie de “tutorial” associado que é essencial para que aprenda a submeter a sua candidatura).

 

1. Definição do Projeto

Antes sequer de pensar em candidatar-se deve fazer uma autoanalise profunda ao “estado das coisas” na sua empresa. O que precisa ela para dar o próximo passo no seu desenvolvimento – poupar em custos operacionais? Internacionalizar-se? Apostar em outro tipo de energias? A definição deste objetivo principal (que deve ser claro e mensurável) é essencial não só para a empresa, mas para que o seu projeto seja considerado e avaliado pela organização.

 

2. Escolha do Programa Adequado

Depois de estabelecer os objetivos claros que quer atingir na sua empresa com a ajuda deste apoio, é crucial analisar qual o Programa Operacional onde poderá enquadrar-se para tentar obter financiamento – ajudá-lo-á muito consultar este documento que agrupa os objetivos temáticos por cada Programa Operacional. A sincronização correta dos seus objetivos com as especificações do Programa a que concorre é essencial para que a candidatura seja validada.

 

3. Registo e recolha de documentação

O portal oficial do Portugal 2020 é a porta de entrada para todos os temas relacionados com o concurso e lá poderá aceder também ao Balcão 2020, a plataforma que permitirá o registo das entidades que querem candidatar-se aos fundos. Para este momento necessitará dos principais documentos relativos à atividade da empresa, como a certidão permanente, mas também outros documentos solicitados para justificar a candidatura e que podem ter de ser elaborados especificamente para esta (logo, é importante que organize a candidatura atempadamente), entre eles: licenciamentos de atividade, relatórios de peritos, orçamentos, entre outros.

 

4. Planeamento do projeto

Os projetos apoiados pelo Portugal 2020 podem ter uma duração máxima de 24 meses (2 anos), sendo que envolvem diversas fases de implementação e ação. Nesse sentido, é crucial estruturar o projeto numa perspetiva faseada e justificada.

 

5. Simulação

A submissão de uma candidatura a um fundo de investimento tem sempre um elemento desconhecido e imprevisível de avaliação, mas é essencial que garanta que a sua candidatura tem, pelos menos, os requisitos para ser pelo menos considerada. Cada concurso tem uma série de critérios de avaliação associados que são publicados previamente – sendo que cada candidatura é avaliada numa lógica de pontos, recomenda-se que simule a pontuação da sua empresa, analisando se cumpre cada critério e que pontuação final prevê que lhe seja atribuída, percebendo se tem ou não o necessário para ser considerado para receber financiamento.

 

6. Validação e envio de candidatura

Se toda a informação da sua empresa estiver correta, o próximo passo é validar a candidatura – um passo crucial para garantir que não são submetidas candidaturas com erros e que permite detetar e corrigir falhas. Depois só falta mesmo submeter a candidatura – se o fizer com sucesso, receberá sempre um comprovativo que deve guardar para segurança da própria candidatura no caso de algum problema técnico, informático ou outro. A partir deste momento, resta apenas aguardar a avaliação que se estima chegar no prazo de 60 dias.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Portugal 2020

Como financiar a sua empresa

 

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais