Tudo o que precisa saber sobre a Inteligência Artificial


Num mundo em que se fala constantemente em inteligência artificial e nos seus perigos e vantagens, muitas pessoas ainda não percebem exatamente o modo como esta tecnologia irá influenciar o futuro, para não falar do modo como está atualmente a moldar o presente. Por isso, trazemos-lhe algumas curiosidades sobre o que deve saber acerca da IA.


Inteligência Artificial e Robots Sencientes são a mesma coisa?

Ainda que os dois termos se encontrem relacionados, uma inteligência artificial não está - e provavelmente nunca estará - ligada à ideia de um robot com capacidades mentais humanas. Por enquanto os programas de IA estão relacionados a um sistema de aprendizagem onde através de uma base de informação, é possível chegar a outra informação até então desconhecida. Em suma, a IA é capaz de aprender sozinha mas não possui sentimentos humanos ou vontade própria completa e independente - existem algumas IAs que conseguem tomar decisões mas somente com base em critérios oferecidos de antemão e bastante limitados.


Quem são as principais figuras da Inteligência Artificial

Elon Musk, Mark Zuckerberg, e Sundar Pichai (CEO da Google) são as figuras principais do desenvolvimento da IA. Como?


Já ouviu falar dos carros que se conduzem autonomamente? Elon Musk é um dos principais responsáveis pelo avanço desta tecnologia, ainda que o próprio já tenha expressado preocupação com o futuro, especialmente pelo facto da IA não se encontrar regulamentada. Neste caso particular, a inteligência artificial é responsável por vários factores, incluindo, em casos críticos, decidir o que fazer quando o carro se encontra numa decisão de perigo onde a vida dos seus ocupantes está em risco.


Quando ao cofundador do Facebook, ele usa a tecnologia nos seus famosos algoritmos, capazes de analisar milhões de informações e determinando onde deve ser colocada determinada publicidade ou até que ponto certo post está fora das condições de utilização. Contrariamente a Musk, Zuckerberg não acredita no potencial nocivo da IA, defendendo a sua evolução não regulamentada.


Para além do algorítmo que auxilia as pessoas a pesquisarem o que desejam, a Google é uma das empresas que mais aposta da inteligência artificial, espalhada por toda a sua tecnologia. Igualmente preocupado com o futuro não regulamentado, Pichai aposta no modo como ela pode melhorar o nosso estilo de vida.


Chatbots e outros assistentes inteligentes são os modos mais simples como pode incorporar esta ferramenta no seu próprio negócio. É necessário estar a par das novas tecnologias, não deixando a sua empresa ficar para trás, prejudicando-a especialmente a longo prazo. Não tenha medo de experimentar e seja criativo.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Mantenha-se a par da tecnologia que poderá ajudar o seu negócio

A tecnologia vai dominar 2018


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais