Como se preparar para a enchente pós-natal


Se tem um negócio, especial de bens que acabam por ser adquiridos durante o Natal, sabe bem a enchente que acontece nos dias perto de 25 de dezembro. Contudo, os seus problemas não terminam aqui e é preciso preparar-se para as famosas devoluções, cerca de 9% de todas as compras da época.

Foque-se na formação
É fundamental que a sua equipa conheça as políticas de devolução da sua loja. O pior que pode acontecer é um cliente reclamar e o vendedor não saber como proceder. Coloque-as onde todos as possam ver, envie-as por e-mail, fale um pouco com a sua equipa e esclareça quaisquer dúvidas. Para além disso, é bastante útil ter uma espécie de processo com passos determinados previamente de como resolver pedidos de devoluções.

O seu website pode não ser a solução
Um inquérito recente levado a cabo pela UPS sugere que a maioria dos clientes prefere devolver os produtos em loja física mesmo que os tenha adquirido no website da mesma. Avisar a sua equipa com antecedência e deixar no site um página com toda a informação necessária para a devolução (por exemplo, comprovativo de compra ou balcão a visitar - é importante que tenha um balcão guardado para devoluções se a sua loja possuir grande dimensão) vai facilitar todo o processo.

Tenha um destino para os produtos
Existem produtos que quando devolvidos podem facilmente ser colocados de novo na prateleira, porém, nem sempre isto acontece. Basta a embalagem ter sido aberta para que não possa ir de novo para juntos dos seus semelhantes. Decida com antecedência como proceder com cada produto que tem na sua loja, no caso de este ser devolvido.

Tudo em ordem, resta desejar um feliz ano novo ao seu cliente e este sairá da sua loja bem disposto e provavelmente levando consigo um produto substituto, inclinado a regressar no futuro pela amabilidade e rapidez com que o seu problema foi resolvido.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Fundamentais antes de começar um negócio
Como melhorar a sua relação com o cliente

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais