Empreendedorismo

Como estruturar o processo de recrutamento


Um dos segredos para o sucesso de uma empresa é ter a trabalhar para si os melhores profissionais. Neste sentido, o recrutamento é um processo de importância crucial na gestão de uma empresa, sendo imperativo criar para si uma estrutura eficiente.Eis as oito etapas de um processo de recrutamento eficaz.


1º Passo – Defina e redefina cargos
Reveja as posições existentes na sua empresa, pesando objetivamente as suas funções. Se se tratar de um empregado que saiu e cujo cargo quer reocupar, não o preencha imediatamente. Analise atentamente as funções que este efetuava e considere se não podem ser, de facto, distribuídas por outros cargos.

 

2º Passo – Anúncios de recrutamento eficazes
Escolha o meio ideal para colocar os seus anúncios de emprego (por exemplo, se for uma empresa baseada na Internet, esse será também o seu meio ideal) e prepare-os cuidadosamente, especificando claramente o cargo, funções, horário de trabalho e remuneração.

 

3º Passo – Procure os melhores
Comece pelo mais fácil: procure recrutar internamente, sendo aqui a grande vantagem o facto de já conhecer os hábitos de trabalho da pessoa em questão. Se tal não for possível, não ponha fora da mesa a possibilidade de recrutar ex-empregados. Se nenhuma destas opções for satisfatória para si, obtenha referências pessoais e profissionais e procure o tipo de características que gostaria de ter na sua empresa. Em último caso, pode recorrer a empresas de recrutamento.

 

4º Passo – Formulários de Candidatura
Usualmente, são transformados numa versão-resumo do currículo, o que lhe retira qualquer utilidade. Aproveite-os para colocar questões abertas sobre o candidato e os seus hábitos de trabalho.

 

5º Passo – Análise eficaz de Currículos
Filtre as informações supérfluas e procure dados concretos – se não encontrar informações objetivas sobre determinado atributo, questione o candidato na entrevista. Acautele-se com currículos sem datas e procure em todas as suas informações as características que tornam o candidato confluente com a “mentalidade de negócio” da sua empresa.

 

6º Passo – Prepare uma boa entrevista
Depois da escolha dos candidatos através dos currículos, está na altura de se reunir com eles pessoalmente. Defina uma duração para cada entrevista e estabeleça as questões que quer colocar diretamente relacionadas com o cargo ocupado, sem esquecer algumas questões básicas que deve, obrigatoriamente, colocar.

 

7º Passo – Confirme as referências
Guarde este processo para o final, para evitar uma análise morosa de currículos e informações a quem nem sequer permitirá entrevista. Considere as referências escritas, mas não exclua a possibilidade de contactar antigos empregadores.

 

8º Passo – Escolha o vencedor
Reunidas as condições de seleção, é importante lembrar-se de não adiar demasiado a escolha do candidato e/ou a sua data de entrada, correndo assim o risco de o perder para outro empregador.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Agências de Recrutamento que deve conhecer

Recrutamento Online

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais