Como criar e usar um QR Code


Vistos um pouco por todo o lado os QR Codes podem ser bastante úteis à sua empresa, fornecendo uma forma rápida e simples do seu cliente entrar em contacto com a sua marca. Porém, esta ferramenta ainda é algo desconhecida e, por isso, trazemos alguns dados interessantes que deve ter em conta.


O que é um QR Code?

Semelhantes a um código de barras tradicional, o QR Code é um código de barras bi-dimensional num padrão preto e branco (podendo ser personalizado) que permite codificar informação (como um link ou um contacto telefónico) capaz de ser lida por aparelhos como os nossos smartphones e tablets. Adicionalmente, o Dynamic QR Code permite adquirir dados como o número de pessoas que fez scan ao código.


Como criar um QR Code?

O QR Code Generator é um exemplo de site que pode usar para criar estes código, sendo que existem outros. Basta ir até ao site, adicionar o link que deseja e depois personalizar esse código sendo através da mudança de moldura, cor, e até podendo incluir o seu logótipo. Depois basta fazer download dele e imprimir ou inseri-lo onde deseja que o seu cliente ou leitor o encontre.


Como ler um QR Code?

A maioria dos smartphones e tablets possuem um leitor de QR Code incorporado e caso isso não aconteça, existem inúmeros que os leitores podem descarregar na Apple Store e na Google Play como o QR Code Reader. Basta abrir a aplicação, fazer scan do QR Code, e será enviado diretamente para o site.


Qual a vantagem de um QR Code?

Por exemplo, pode colocar o código do seu site num produto. Se o cliente se esquecer onde comprou o produto ou tiver curiosidade em saber mais sobre si, ele pode fazer scan da imagem e aceder diretamente a essa informação. Estes códigos são imagens mais visíveis e apelativas do que um site escrito no pacote, sendo facilmente encontrado e evitando que possua demasiada poluição visual no produto em si. Outro exemplo, pode usar o código para partilhar descontos “secretos” nas redes sociais, enviá-lo via newsletter, entre muitas outras utilidades - a sua criatividade é o limite.


À semelhança do código de barras tradicional, os QR Codes estão a tornar-se cada vez mais populares pelo facto de permitirem ao consumidor aceder a informação de forma rápida e simples. Se pretende estar a par das novidades, considere adotar esta ferramenta, melhorando a sua relação com o cliente e chegando a mais interessados.


OUTROS ARTIGOS:

Como recompensar os melhores clientes eficazmente

O que rever quando a sua estratégia de marketing começa a falhar


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais