O que não dizer quando procura um aumento de salário


Se está na altura de pedir um aumento de salário, já tem o que vai dizer em mente e já marcou uma reunião com a chefia, descubra o que deve evitar para não minar as suas chances de sucesso. Este é um tema delicado a que muitas chefias fogem e todo o cuidado é pouco.


Em que valores pensou?

Perguntar-lhe diretamente qual o valor que pensou para a sua promoção pode parecer uma pergunta simples mas não é. Ao oferecer um valor numa fase inicial, irá limitar as suas opções pois a chefia andará sempre de volta do valor indicado, normalmente diminuindo-o. Idealmente deve mostrar interesse em debater esse elemento com a chefia, baseando-se no seu trabalho atual e futuro - negoceie a partir daí.


“Eu acho, eu quero”

Certamente já pensou num valor que eventualmente terá de ser partilhado. Contudo, evite usar “eu acho”, “eu penso”, “eu quero”, quando o diz à chefia pois isto irá transparecer um desejo egoísta. Foque-se sempre em comparar o seu trabalho e os seus conhecidos com um valor que acredita ser a melhor correspondência. Você não será aumentado porque quer mas sim porque as suas competências e resultados o exigem.


Seja firme

Se decidiu pedir o aumento, seja firme até ao final, independentemente da forma amigável ou menos amigável com que é tratado. Muitas vezes, os profissionais optam por uma abordagem mais crua para desencorajar a equipa de pedir aumentos. Seja confiante no seu pedido e partilhe essa confiança com os que o rodeiam.


Não recuse ofertas diretamente

Se a oferta de aumento não é exatamente o que pensou nunca diga “não” diretamente. Opte por opções como “penso que x valor fosse mais indicado” ou outras frases que demonstram humildade e firmeza ao mesmo tempo. Recusar diretamente uma oferta dará uma ideia de exigência e arrogância que pode ser mal vista por quem se encontra acima de si.


Nunca desista de conseguir um salário que esteja de acordo com o seu trabalho e com os seus conhecimentos mas a oportunidade de pedir um aumento é algo raro e que deve ser planeado com todo o cuidado.


OUTROS SALÁRIOS:

Como comunicar más notícias à sua equipa

Como adaptar a sua estratégia de marketing via e-mail à Geração X


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais