Empreendedorismo

Como recusar um pedido de aumento salarial


Ter colaboradores felizes e motivados na sua empresa é essencial para que esta possa ambicionar sucesso, no entanto, e por vários motivos, nem sempre é possível satisfazer os desejos dos seus mais ávidos trabalhadores particularmente quando procuram aumentos salariais.

 

Uma competência essencial de um bom líder é, posto isto, saber dizer “não” sem desmotivar os seus colaboradores e para tal deve ter em conta as seguintes dicas.

 

1º Ouça o que ele tem a dizer

Não corte imediatamente a conversa do seu colaborador ao interrompe-lo dizendo que um aumento é impossível. Demonstre-lhe o respeito de ouvir atentamente a sua argumentação – pode dar-se até o caso de ter razão para o fazer se, por exemplo, estiver envolvido em projetos que não conhecia.

 

2º Informe-se

Evidentemente, quando um colaborador se propor para um aumento só se vê a isso mesmo com bons olhos, mas é importante que dê uma revisão ao seu processo e faça uma avaliação de desempenho por si mesmo. Reveja também, e por exemplo, se este colaborador específico já pediu aumentos noutras ocasiões e porquê.

 

3º Seja Competitivo

Tente fazer algum trabalho de casa e perceber o que outros empregadores pagam a colaboradores com funções semelhantes. O seu salário é competitivo? Se sim, esta pode ser uma linha de argumentação a usar posteriormente.

 

4º Marque uma reunião

Uma vez armado com os factos e a verdade – incluindo uma avaliação de performance do trabalhador, os seus pedidos e a avaliação de mercado para essa posição – está na hora de marcar uma reunião. O tato é essencial – nunca é fácil negar aumentos a alguém, portanto lembre-se disso. Tente remover as emoções da equação mas faça o colaborador perceber que deu algum cuidado e atenção ao seu pedido, apresentando-lhe a sua investigação e factos concretos que o levaram a negar o seu pedido.

 

5. Mantenha uma posição construtiva

Antes de dispensar o colaborador da reunião, aproveite para lhe dar alguns bons conselhos de carreira. Assegure-lhe de que ocupa um cargo importante na empresa e de que há outras formas de obter mais benefícios (bónus, promoções, esquema de objetivos).

 

 

Rejeitar pedidos de aumentos pode, de facto, ter impacto negativo na empresa, portanto lembre-se sempre de basear a sua decisão em factos e de partilhá-los com o seu colaborador, demonstrando sempre respeito e compaixão e deixando a porta aberta para um upgrade num futuro próximo.

 

 

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