Empreendedorismo

Redes Sociais: erros que prejudicam a imagem da sua empresa


Com o desenvolvimento das redes sociais ficou muito mais fácil para as empresas chegarem mais perto dos seus clientes, estabelecendo relações de proximidade que colocam a marca quase como uma “amiga”. No entanto, a utilização das redes sociais por parte das marcas acarreta uma série de perigos, sendo um dos principais a degradação da imagem da empresa, que pode acontecer por motivos diversos e involuntários.

 

Eis alguns dos principais erros que a sua marca deve evitar a todo o custo nas redes sociais:

 

Erros de português

Se há coisa que dá mau aspeto a uma marca é uma comunicação deficiente marcada por erros de português. Tenha cuidados redobrados ao escrever cada palavra num post ou comentário e reveja sempre o que escreve de forma a não deixar passar gralhas.

 

Reação a reclamações acalorada

Todos os posts que fizer em nome da empresa refletem o espírito e a posição da mesma. Sempre que enfrentar uma reclamação ou provocação, não responda na mesma moeda. Assuma o erro (se caso disso) e peça desculpa, sempre, tentando compreender sempre o que correu mal e como corrigi-lo.

 

Fotografias desadequadas

Imagens sobre o dia-a-dia do negócio, dos trabalhadores, do produto, da dinâmica de loja, etc, são aceitáveis. Fotografias pessoais, nem por isso... dão uma ideia de falta de seriedade que pode gerar um grande problema para a empresa.

 

Posição política e/ou clubística

Todos temos posições políticas específicas e um clube do coração, mas trazer esses tópicos polémicos para a sua empresa pode ser um risco enorme.

 

Imagens fortes, pedidos de ajuda, mensagens corrente

O bom senso é sempre fundamental. Partilhar imagens com nudez, violência, pedidos de ajuda, mensagens corrente, etc, pode ser um alerta social importante, mas se o fizer recorrentemente, cria um vício nocivo na sua página o que poderá afastar muitos dos seus contactos.

 

Informação errada

Além de ser importante manter as informações sobre a sua empresa ou negócio sempre atualizadas, lembre-se que na internet nem tudo é verdade ou um facto. Verifique sempre as suas fontes antes de postar alguma informação.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Plano de Redes Sociais

Contratar um Gestor de Redes Sociais: sim ou não?

Qual a melhor Rede Social para o seu Negócio?

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais