Empreendedorismo

Regras de Trabalho num Open Space


Cada vez mais os empreendedores tendem a não atuar num escritório privado e segmentado mas a escolher trabalhar num ambiente colaborativo de open space – que é evidentemente mais barato - onde várias pessoas trabalham no mesmo espaço.

 

No entanto, esta configuração acaba por trazer algumas dificuldades pelo que é de ressalvar algumas regras de boa conduta.

 

1. Respeite a necessidade dos outros de trabalharem

Lá porque se senta perto de si, não quer dizer que uma pessoa esteja sempre disponível para estar a conversar. Respeite a privacidade dos seus colegas e trabalhe como se existisse uma porta entre vocês.

 

2. Cuidado com os cheiros

Em espaços fechados o mais pequeno cheiro pode ser aumentado, portanto leve isso em consideração quando preparar os seus almoços ou merendas. Faça os possíveis por comer nos locais designados para tal (cozinha, copa).

 

3. Mantenha os barulhos e as distrações ao mínimo

Conversas ruidosas ou hábitos como bater na mesa ou levantar-se muitas vezes pode criar distração em quem se esteja a tentar concentrar. Se quiser ouvir música ou um vídeo utilize sempre auscultadores.

 

4. Seja arrumado

Uma mesa desarrumada não só é uma distração para os outros, como pode prejudicar o seu trabalho e a visão que os seus superiores têm de si. Mantenha os objetos pessoais recolhidos e arrume sempre a mesa antes de sair.

 

5. Não vá trabalhar doente

Quando trabalha num espaço reduzido é mais fácil transferir germes e vírus. Se está doente, fique em casa. Se não pode ficar em casa, lembre-se de tapar a boca quando tosse, de ter sempre à mão um desinfetante e de limpar a sua secretária e o computador de vez em quando – para prevenir a chegada de mais germes.

 

6. Seja atencioso

O respeito é a chave para um bom ambiente de trabalho em open space. Aja de forma respeitosa e espere o mesmo dos outros. Estabeleça regras de conduta e sublinhe limites quando estes forem ultrapassados. É melhor adereçar os problemas na altura do que deixá-los andar até que piorem.

 

7. Seja tolerante

Um ambiente de open space reúne uma miríade de personalidades com diferentes estilos, manias, hábitos. Seja tolerante com as diferenças e tente arranjar formas de se adaptar e encaixar. Mantenha uma mente aberta e oiça sempre com o objetivo de aprender mais focando-se no lado positivo das coisas.

 

8. Ajude com a manutenção do espaço

Trabalhar num open space é sinónimo de partilha – não só do espaço mas dos seus equipamentos. Assim, é importante que todos ajudem na qualidade da sua manutenção. Se reparar que uma impressora ficou sem tinteiros, troque-os. Se vir que uma lâmpada se fundiu, mude-a.

 

9. Pedir e devolver

Sempre que precisar de algum equipamento de um colega, não o tire sem antes pedir. Da mesma forma, devolva-o assim que terminar a tarefa. Um colega que tira sem pedir e depois não devolve o que levou emprestado nunca é bom colega.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como encontrar o escritório ideal

Como poupar eletricidade no escritório

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais