Como recuperar de um ataque à sua reputação


Um comentário inapropriado ou um escândalo podem levar ao fim da sua reputação, especialmente online. Graças às novas tecnologias tudo se sabe rapidamente e um passo em falso pode acabar com a sua carreira. Contudo, existem algumas possibilidades de redenção e saber como voltar ao topo é fundamental.


Enfrente a realidade

Ocorrido um erro grave a primeira coisa que deve fazer é assumir publicamente esse erro. Seja nas redes sociais, num e-mail, ou através de uma newsletter, escreva um breve texto revelando o que pensa sobre a situação, o contexto por detrás das suas ações e, claro, o modo como se arrepende do ocorrido.


Encerre as suas redes sociais

Por vezes a melhor solução é desaparecer. As pessoas não irão esquecer rapidamente o que aconteceu e verem-no ativo irá somente prolongar o sentimento de revolta. Encerre as suas contas e mantenha-se afastado do pódio.


Emende os seus erros

Se for possível compensar os prejudicados, faça-o assim que puder da melhor forma. Mesmo que seja impossível recompensar totalmente a outra parte, mostre que tem vontade de ajudar no que puder.


Prepare-se para ser negado

É normal que tenha problemas em levantr a sua carreira numa fase inicial. Não leve a mal clientes que se afastam de si e outros que negam os seus pedidos de parceria. É importante não criar más relações com ninguém e sublinhe que percebe perfeitamente a decisão. Mais tarde, quando a poeira assentar, poderá regressar a estes profissionais.


Regresse de forma súbtil

Passado o tempo necessário para ninguém comentar o ocorrido, comece a preparar os seus próximos passos e os próximos projetos. Não se tente atirar de novo para o foco e dê passos mais pequenos, analisando constantemente a reação que as pessoas têm ao seu regressp, garantindo que este não está a ser prematuro.


Contrate um profissional

Ter ao seu lado um relações públicas é fundamental nesta altura. Ele saberá o que você terá de dizer ao cliente, quanto tempo deverá ficar longo do público, e como deverá ou poderá regressar.


Não desista da sua carreira devido a um erro que muitas vezes é acidental. Estude a situação, aconselhe-se com um profissional e comece a construir o seu regresso.


OUTROS ARTIGOS:

Descubra se precisa de investir nos recursos humanos

Redes sociais: dicas para proteger os seus perfis de negócio


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais