Empreendedorismo

6 Riscos de segurança e como combatê-los


As quebras de segurança são uma das grandes ameaças às empresas da atualidade e a melhor forma de defesa contra este tipo de ataques continua a ser a prevenção e a preparação para uma variedade diversa de ameaças.

 

Eis seis das causas mais comuns que ameaçam a segurança das empresas e uma possibilidade de solução para as combater.

 

Risco 1: Trabalhadores descontentes

Os ataques internos vindos de trabalhadores descontentes e rebeldes é uma das grandes ameaças aos seus sistemas e dados.

Solução: O primeiro passo passa por fechar e terminar quaisquer contas com privilégios ou acessos superiores de trabalhadores que já não estão na empresa. Para os que estão na empresa, mantenha um controlo apertado de quem tem estas contas para prevenir a exploração das mesmas, implementando protocolos e infraestruturas de segurança e log ins para que haja registo de todas as atividades no sistema.

 

 

Risco 2: Trabalhadores descuidados ou mal informados

Um trabalhador descuidado que se esquece do computador aberto ou do telemóvel desbloqueado é tão perigoso como um ex-colaborador descontente. Da mesma forma, representam grande perigo os trabalhadores com pouca formação em segurança, gerando passwords fracas, visitando sites não autorizados ou abrindo emails suspeitos.

Solução: Ofereça alguma formação em cibersegurança à sua equipa. A grande verdade é que muita gente não se sabe proteger online, e algumas sessões de treino e formação podem poupar-lhe muitas dores de cabeça no futuro. Além disso, faça da encriptação uma lei na sua segurança, bem como pode criar para a sua empresa um sistema de autenticação com OTP (one time password), impressões digitais ou outros elementos instransmissíveis.

 

 

Risco 3: Aplicações em Cloud

Se já ouviu falar de celebridades que viram as suas fotografias pessoais expostas na internet, sabe do perigo que estamos a falar...

Solução: Neste caso, a melhor forma de defesa é a encriptação para impedir que estranhos tenham acesso a dados que estão numa cloud pública. O AES 256-bit é muito conhecido e um dos padrões de ouro da encriptação.

 

 

Risco 4: Telemóveis

O roubo de dados é particularmente possível se os trabalhadores partilharem dados, acessos ou tiverem passwords fracas nos telemóveis e suportes móveis.

Solução: Estabeleça uma política rígida para telemóveis pessoais e a sua utilização, educando os seus trabalhadores. Implemente soluções de segurança móvel para proteger os dados e sistemas que respeite a privacidade dos colaboradores, bloqueado apenas aplicações que digam respeito à atividade profissional.

 

 

Risco 5: Dispositivos desatualizados

Desde computadores a routers, passando por servidores e impressoras necessitam de atualizações constantes de patches de segurança. Se um dispositivo não está atualizado ou não é passível de atualização representa um risco para a empresa, expondo fragilidades que poderão ser aproveitadas maliciosamente.

Solução: Estabeleça um programa de atualizações e patches para assegurar que os seus dispositivos e softwares estão sempre em dia – se algum material for impossível de atualizar ou revelar problemas ao fazê-lo, coloque-o fora da rede.

 

 

Risco 6: Fornecedores

Porque a tecnologia se torna cada vez mais complexa e especializada, é natural que as empresas contratem outras empresas para suportar e manter os seus sistemas. Tipicamente, estes fornecedores têm acesso remoto ao sistema da empresa, mas nem sempre seguem as regras mais rígidas de segurança para o fazer, possibilitando, muitas vezes involuntariamente, a origem de ataques.

Solução: A sua empresa deve assegurar sempre que os seus fornecedores seguem um protocolo rígido de segurança, privilegiando autenticação multifatorial, credenciais únicas para cada utilizador, permissões com privilégios diferenciados e mantendo monitorizações apertadas dos acessos destes parceiros.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Segurança na Internet para Pequenas Empresas

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais