Empreendedorismo

Rivalidade entre concorrentes


A intensidade da rivalidade entre produtos e serviços similares é influenciada por muitos fatores. Estes fatores podem enriquecer o mercado, na sua totalidade, mas também são passíveis de o tornar menos atrativo. Assim sendo, neste guia abordamos os fatores que permitem analisar a rivalidade entre concorrentes num dado setor, exemplificando a sua importância.

 

O Número de Concorrentes: a rivalidade aumenta a par da instabilidade quando existe um elevado número de empresas no mercado, já que as mesmas competem pelos mesmos consumidores e recursos. Isso acontece igualmente quando o número de empresas em competição é reduzido mas com semelhante dimensão e alocação de recursos (logísticos e publicitários por exemplo), visto não existir nenhuma empresa que se assuma como “líder de mercado”, tendo todas uma certa “igualdade de poder” (por exemplo quotas de mercado muito próximas) na exploração de recursos e captação de consumidores. Saber quem é o líder é logicamente mais fácil quando há poucas empresas a disputar o mercado, sendo que nesse caso é sempre importante saber as “regras do jogo”, geralmente impostas pela maior empresa - aquela que possui mais e melhores meios para coordenar as dinâmicas do mercado (mudança de preços, relações com fornecedores, entre outros).

 

A Diversidade dos Concorrentes: quanto mais diversas forem a origem, missão, valores e estratégias das empresas em competição, mais diferentes e imprevisíveis serão as suas reações às ações da concorrência. Assim sendo, o facto de uma estratégia poder ser benéfica para uma empresa, enquanto que para outra não possui qualquer mais valia, inviabiliza uma disciplina de mercado que garanta níveis de estabilidade. Por exemplo, empresas com especialização em equipamentos e instalações elétricas possuem um modelo de negócios diferente de uma empresa que se foque em bens elétricos consumíveis, mas que também esteja inserida no mercado de equipamentos.

 

Taxa de Crescimento do Mercado: num mercado em evolução, o seu mero crescimento implica que as empresas podem aumentar as vendas. Mas sendo a taxa de crescimento baixa, a concorrência pela conquista da maior quota de mercado torna-se ainda mais feroz, o que pode implicar a redução de preços e aumento em gastos publicitários, que consequentemente levam a lucros menores.

 

Diferenciação de Produtos: quanto menos diferenças existirem entre os produtos concorrentes de empresas num dado setor, maior é a rivalidade das empresas produtoras, já que o consumidor ponderará as suas opções tendo especialmente em conta o fator “preço”. Para que tal não aconteça, é importante munir o produto de uma vantagem comparativa única, de forma a fortalecer a marca no mercado. Por exemplo, o aumento de vendas de ipods e iphones deve-se não só ao maior número de funcionalidades, comparativamente a outros mp3 e smartphones respetivamente, como também à ligação destes produtos a valores sociais defendidos e desejados pelos consumidores (o que aumenta os custos de troca para um produto concorrente por parte do consumidor).

 

Barreiras de Saída: Não é necessariamente fácil para uma empresa abandonar um produto ou mercado quando os lucros são pequenos ou inexistentes. Ativos, como instalações, maquinaria e outros equipamentos, podem ser difíceis de vender, nomeadamente se tiverem sido criados com algum nível de especialização (siderurgia). Os acordos celebrados com os trabalhadores e representantes sindicais também têm de ser equacionados, pois o custo de não os cumprir pode comprometer ainda mais a saúde financeira da empresa, assim como alastrar a negócios que tenha noutros setores (A Siemens, grupo europeu ligado à indústria, energia e transportes, só deixou de estar presente no mercado de telemóveis após ter vendido a divisão à Ben Q, que mais tarde abriria falência).

 

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