Saiba editar os seus vídeos profissionalmente


Se possui canal Youtube ou lança o seu conteúdo em formato de vídeo é importante ter em atenção a alguns elementos da filmagem e da montagem. O ideal é sempre contratar profissionais que o possam ajudar nesta tarefa mas, se isto não for possível, você pode facilmente dar um look mais trabalhado ao seu vídeo, saiba como.


Continuidade

Tanto o vídeo como o áudio devem ter algum tipo de continuidade, ou seja, tente que o vídeo se passe no mesmo local ou que o assunto não mude radicalmente do nada. Cada segmento deve ter um contexto e uma coerência.


Áudio consistente

Evite que o áudio possua um volume irregular ao longo do vídeo. Os programas de montagem incluem normalmente ferramentas de edição do áudio que o ajudam especialmente em momentos em que o “apresentador” se encontra mais longe ou distante do microfone, por exemplo.


Imagem Estática

Caso o vídeo aconteça todo no mesmo espaço e com somente um apresentador, tenha atenção para não deixar o produto final demasiado monótono. Filme de vários ângulos para que o produto final seja o mais criativo possível.


Use efeitos de transição

Se estiver a passar entre locais ou se desejar cortar partes mortas de diálogo - como silêncios prolongados - não se esqueça de usar os efeitos de transição que a maioria dos editores de vídeo possuem. O Jump Cut (corte rápido no meio da imagem) é o mais usado mas tenha atenção para não usar este tipo de efeitos com demasiada frequência ou em situações onde tornam a montagem estranha.


Texto

Por vezes é fundamental o uso de texto mas quando isso acontecer tenha em atenção dois eventuais problemas. Primeiro, o texto deve ser num tamanho grande para que possa ser facilmente lido tanto num computador como num smartphone - especialmente tendo em conta que a maioria do tráfego na internet é atualmente feito através de dispositivos móveis nos quais o ecrã é bastante mais pequeno que de um computador. Segundo, se o seu projeto inclui texto em movimento, tenha a certeza de que o “leitor” tem tempo suficiente para o ler de forma confortável - sem ter de apressar a sua leitura, por exemplo.


Filtros

À semelhança das transições, deve evitar alterar demasiado a imagem com filtros. Mantenha sempre o vídeo com um visual mais natural e apelativo - aproveite a luz do sol.


Música

Com o objetivo de dar movimento à imagem e ligar todos os planos, pode ser útil adicionar música de fundo. Convém, claro, que esta esteja em sintonia com o tipo de vídeo que pretende partilhar. Normalmente o ideal será optar por uma música instrumental mas pode sempre jogar com a letra de alguma obra, adicionando algo ao que é dito.


Misture vida real com simulação

Por exemplo, imaginemos que o vídeo pretende promover o seu app. Mostrar o app em ação, ou uma simulação animada do que este consegue fazer, é um modo de tornar o vídeo mais interessante ao mesmo tempo que mostra o que o cliente pode esperar.


Redes Sociais

Parte da sua estratégia de marketing passará certamente pelas redes sociais da empresa e lembre-se que pode referi-las no seu vídeo - é comum que o Facebook e Instagram sejam mencionados, especialmente se possuírem um username simples e fácil de lembrar.


Pense no vídeo antes de o começar a filmar e editar, construa um projeto interessante que tenha em mente o seu público-alvo. Junte a sua equipa e crie conteúdo que o ajudará a apresentar a sua empresa e os seus produtos usando uma estratégia moderna e cada vez mais em voga. No final, não se esqueça de partilhar o vídeo em canais conhecidos dedicados ao conteúdo áudio-visual, como o Youtube.


OUTROS ARTIGOS:

Fundamentais de como começar a produzir vídeos

Como melhorar o ranking dos seus vídeos no Youtube


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais