Seja mais produtivo, a Ciência explica-lhe como


Produtividade é a palavra-chave para quem trabalha num mundo tão competitivo quanto o do empreendedorismo e infelizmente nem sempre é fácil descobrir como conseguir executar todas as suas tarefas diárias da melhor forma, especialmente numa era repleta de distrações, não fossem as redes sociais ser uma grande parte da nossa vida social e de lazer. No entanto, existem truques simples e apoiados pela Ciência que o irão ajudar a melhorar a sua produtividade e a sua saúde.


Intervalos regulares

É frequente ouvirmos especialistas alertar para os problemas de aulas escolares demasiado longas, sublinhando o facto de que o cérebro tende a desligar-se de atividades menos cativantes ainda que importantes. Esta é uma verdade que repetimos várias vezes na nossa juventude mas que quando começamos a trabalhar temos tendência a esquecer - um erro. Para que a sua produtividade não seja prejudicada deve descansar de 90 em 90 minutos, aproximadamente. Use esse intervalo para ver um vídeo, ler um livro, falar com amigos, ou verificar as suas redes sociais - em suma, distraia-se. Quando regressar, o seu cérebro estará pronto para se concentrar novamente.


Hora da Sesta

Países como a Espanha são conhecidos pela “sesta”. Até há bem pouco tempo até mesmo as lojas fechavam durante um período significativo da tarde, ganhando a esta população várias alcunhas que se focam precisamente neste hábito “preguiçoso”. Contudo, como acontece frequentemente, eles estão certos. Uma sesta de 20 minutos é fundamental ao nosso descanso, especialmente quando começa a trabalhar logo pela manhã. Dê uma oportunidade ao seu cérebro de desligar completamente e ao seu corpo de relaxar, e regresse para uma nova onda de trabalho pela tarde.


A importância de trabalhar durante o dia

Se olharmos para as áreas mais rurais, percebemos rapidamente que os agricultores mais tradicionais têm uma rotina um pouco estranha - começam a trabalhar muito cedo e param de trabalhar muito cedo. Estranho? Nem por isso. Biologicamente estamos preparados para “vivermos” durante o dia e dormir durante a noite - altura em que outrora nos tínhamos de preocupar com predadores notívagos que não nos deixavam propriamente oportunidade de vagar pela noite em segurança. Isto criou um relógio biológico que quando alterado, pode provocar problemas de saúde graves como depressão.


Com o passar do tempo, cada vez mais empregos nos obrigam a trabalhar noite fora, aumentado as nossas horas de sono durante o dia e, atualmente, este é o horário predileto de quem possui uma agenda flexível por se considerar mais produtivo à noite. Ainda que esta ideia não esteja totalmente errada, pois a noite oferece-nos tranquilidade e silêncio, este é um hábito que está a prejudicar a sua produtividade a longo prazo. É verdade que se pode sentir mais “fresco” e com vontade de trabalhar à noite, mas rapidamente o seu cérebro irá perder concentração, pois pensa que está na hora de dormir, acionando os mecanismos que nos levam a relaxar e descansar.


A famosa Vitamina D

Para além do nosso relógio biológico estar preparado para vivermos durante o dia, a luz do sol possui vitaminas fundamentais à nossa saúde, como a Vitamina D, essencial à vida. Se optar por um período de trabalho noturno, a longo prazo irá ver a sua saúde deteriorar, tornando-o mais suscetível a doenças comuns como a constipação, e a problemas graves como a depressão. E não se engane. É certo que existem vitaminas em comprimidos que pode tomar mas vários profissionais da saúde já alertaram que esta serve somente para défices naturais e não para substituir a luz solar.


Dê espaço à natureza

Sabia que a natureza tem um efeito relaxante para o nosso organismo? Não é por acaso que muitos spas e retiros espirituais se encontram no meio de árvores, plantas e flores. De forma resumida, o nosso corpo “sente-se em casa” quando rodeado por natureza. Opte por adquirir algumas plantas, fontes artificiais pequenas, rochas, e outros elementos que tornem a sua casa num local mais relaxante, aumentando a sua produtividade sem que se aperceba.


Sentido de realização

O nosso cérebro gosta de se sentir realizado, de saber que completou todas as tarefas que planeou. No entanto, normalmente temos a tendência de ir fazendo tarefas atrás de tarefas sem que as tenhamos propriamente planeado fazer naquele dia, àquela hora. Como resolver este problema? Tende organizar a sua semana, ou o seu dia, com antecedência. Deste modo irá concluir todas as tarefas planeadas e sentir-se concretizado, melhorando a sua saúde mental.


Tenha bons passatempos

A vida não é só trabalho e o seu grau de felicidade geral está diretamente ligado à sua produtividade. Quer seja estar em casa a ler, dar um passeio pelo jardim, almoçar com amigos, ir ao cinema ou às compras, guarde tempo para aquilo que o faz feliz e desligue-se totalmente do trabalho pelo menos um dia por semana.


Procure a temperatura ideal

Demasiado calor ou demasiado frio irão interferir com a sua produtividade pois o cérebro entra numa espécie de estado de alerta que o impedirá de se focar corretamente no que está a fazer. Idealmente o seu local de trabalho deve estar a 22ºC.


O mito do multitasking

Conversar sobre um assunto importante com a sua equipa via e-mail ou chat enquanto escreve um artigo é o cenário perfeito, certo? Consegue avançar duas tarefas ao mesmo tempo graças à sua capacidade de “multitasking”! Infelizmente, estudos recentes provam que o “multitasking” na realidade não existe. O que acontece, é que o nosso cérebro é capaz de alternar entre tarefas tão rapidamente, que parece que as estamos a fazer ao mesmo tempo. Mas como pode adivinhar, isto limita a sua produtividade, pois impossibilita que o cérebro de foque totalmente numa tarefa.


Os benefícios da música

Música ambiente é tida por vários profissionais como a melhor forma de se concentrarem e não estão errados. A música calma, instrumental de preferência, tem a capacidade de relaxar o nosso cérebro sem que este perca concentração. Para além disso, a música permite-lhe “desligar-se do mundo”, oferecendo-lhe a tranquilidade que precisa para trabalhar - uma ótima alternativa a um horário de trabalho noturno!


Ouça o seu corpo e perceba as suas necessidades, afinal diz a expressão “corpo são em mente sã”. Proteja a sua saúde e verá a sua produtividade e a sua felicidade aumentar cada vez mais.


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