Serviços de Encriptação gratuitos para o seu negócio


HTML Editor - Full Version

Manter a cibersegurança é uma prática recomendada essencial para garantir a viabilidade da sua empresa. Enquanto os sistemas operacionais modernos vêm geralmente com a sua própria tecnologia de encriptação incorporada, encriptar os dados que a sua equipa transmite online pode ser um pouco mais difícil. Muitos empresários vêem-se mesmo sem o conhecimento técnico, tempo ou dinheiro para implementar soluções verdadeiramente eficazes.

 

Todavia, e felizmente, há uma série de poderosos serviços de encriptação disponíveis que podem proteger tudo, desde arquivos até chamadas telefónicas – e a melhor parte é que há algumas excelentes opções gratuitas.  

 

Signal (messaging)

O Signal é uma aplicação aberta de messaging privado desenvolvida pela Open Whisper Systems que permite que utilizadores de Android e iPhone utilizem facilmente encriptação gratuitamente. Há também um add-on para o Google Chrome que sincroniza as comunicações seguras do seu dispositivo móvel na sua área de trabalho. O Signal suporta mensagens e chamadas privadas com nada mais nada menos do que uma ligação à internet, o que significa que pode efetivamente substituir as suas aplicações de comunicação. No entanto, vale a pena sublinhar que os utilizadores em ambas as partes precisam de estar a usar o Signal e estarem ligados à internet para tirar proveito do sistema de encriptação.

 

ProtonMail (email)

O ProtonMail é uma aplicação de email de código aberto altamente segura, projetada por estudantes e investigadores do MIT e Harvard. Possui aplicações desktop e móveis, e o modelo gratuito suporta encriptação de 2048-bits e 4096-bits. O ProtonMail também suporta e-mails autodestruídos, o que pode ajudá-lo a cobrir melhor a sua pegada digital. Além disso, o ProtonMail possui a capacidade de enviar comunicações encriptadas para utilizadores que não utilizam o ProtonMail. Enquanto o ProtonMail é gratuito, ele também oferece um serviço premium que expande os recursos oferecidos da edição básica.

 

Hotspot Shield (VPN)

O Hotspot Shield da AnchorFree é uma rede privada virtual que é especialmente útil para colaboradores que estão fora do escritório e/ou a viajar e que têm de se ligar ao Wi-Fi público. As VPNs funcionam criando um "túnel" encriptado entre o seu computador e um dos servidores gerenciados pela empresa. O Hotspot Shield cobre as suas principais bases com encriptação AES de 256-bits, mantendo em segurança as suas informações pessoais em qualquer ligação Wi-Fi, alterando o seu endereço IP para o proteger contra potenciais hackers e oferecendo uma camada adicional de proteção contra malware. Ele também inclui um recurso que liga a VPN automaticamente quando se ligar a uma rede sem fios não protegida, protegendo-o nessa altura.

 

Sync (cloud storage)

Proteger as suas comunicações e atividades na web é ótimo, mas se guardar os seus arquivos e dados na nuvem, eles também precisam ser protegidos. O Sync funciona muito como outras aplicações de armazenamento em nuvem que pode já ter utilizado, mas protege os seus arquivos com encriptação de ponta. Tanto os utilizadores do Windows como os Mac podem aceder ao Sync e este é suportado nos dispositivos móveis Apple e Android. O melhor de tudo é que o Sync é gratuito para até 5 GB de armazenamento.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Segurança na Internet para Pequenas Empresas

6 Riscos de Segurança e como combatê-los

Dicas para manter segura a sua informação confidencial

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais