Empreendedorismo

Sete hábitos de empreendedores eficientes


Segundo Stephen R. Covey, há sete hábitos que caracterizam as atividades das pessoas altamente eficientes. Com um livro dedicado ao tema lançado em 1989, o autor apresenta uma abordagem à eficiência em atingir objetivos alinhada num conjunto de princípios que considera universais e atemporais.

 

#1 Ser proativo

Tome a iniciativa na vida percebendo que as decisões (e a forma como elas se alinham com os seus princípios de vida) são os principais fatores que determinam a eficácia. Assuma responsabilidade pelas suas escolhas e as consequências que delas surgem.

 

#2 Começar com um objetivo

Descubra quais são seus valores pessoais mais profundos e quais são seus objetivos de vida. Visualize as características ideais para cada atitude e relacionamentos na vida.

 

#3 Primeiro vem o mais importante

Estabeleça prioridades, planeie e execute tarefas semanais baseando-se mais na sua importância do que na sua urgência. Avalie se os seus esforços exemplificam os seus valores pessoais, e se o impulsionam em direção às metas e enriquecem as suas atitudes e relacionamentos elaborados no Hábito 2.

 

#4 Mentalidade Win-Win

Esforce-se em busca de soluções ou de acordos que sejam reciprocamente benéficos nos seus relacionamentos. Valorize e respeite as pessoas entendendo que uma "vitória" para todos é fundamentalmente a melhor solução a longo prazo do que se somente a vitória de uma pessoa.

 

#5 Primeiro compreenda, depois seja compreendido

Escute e preste atenção para ser genuinamente influenciado pelas pessoas para que elas sejam também sejam influenciadas por si – isso acaba por criar uma atmosfera de cuidado mútuo na solução positiva de um problema.

 

#6 Crie Sinergias

Combine as forças das pessoas através de uma equipa de trabalho positiva; assim, para atingir objetivos, nenhuma pessoa trabalhará sozinha.

 

#7 Afine o Instrumento

Equilibre e renove os seus recursos, energia e saúde para criar um estilo de vida efetivo e sustentável, com exercício físico, oração (meditação, yoga, etc) e boa leitura para a renovação mental, além de prestar serviços à sociedade para que possa renovar-se espiritualmente.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Principais Competências do Empreendedor

Perfil do Empreendedor

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais