Como saber se deve iniciar uma atividade profissional secundária


Conhecida no estrangeiro como a side hustle, uma atividade profissional secundária pode começar com um trabalho freelance que se transforma num negócio independente e que, eventualmente, até se pode tornar na sua fonte principal de rendimento. Ainda que num primeiro olhar isto pareça algo ideal, há alguns cuidados que deve ter e questões que deve ponderar.


Consegue lidar com o stress extremo?

Se vê a sua rotina como algo stressante no momento, deve refletir bem se começar um novo projeto será o mais indicado. À semelhança do seu trabalho principal, qualquer outra atividade irá pedir-lhe tempo e dedicação, pelo que o seu primeiro passo deverá sempre anotar num papel os dias e as horas que tem livres e que usaria para investir na sua nova aventura.


Tenho o investimento inicial necessário?

Existem alguns trabalhos secundários que eventualmente não precisarão de dinheiro para começarem, contudo, existem projetos que pedem sempre investimento - o abrir de um bar, por exemplo. Devido a isto, é fundamental que se prepare para transferir algum do seu rendimento para estas novas necessidades, sem que isso desequilibre a sua vida financeira.


Conheço o suficiente sobre como ser um freelancer/empreendedor?

Ter uma ideia e o investimento não é apenas o essencial. Se deseja abrir um bar, seguindo o exemplo de cima, é importante que conheça profissionais do ramo, concorrência, ofertas, tipo de cliente-alvo, entre outras informações fulcrais ao crescimento do seu projeto. Por outro lado, é necessário ter em conta os sacrifícios de ser o seu próprio patrão, como não ter tanto tempo livre como antes.


Sente-se à vontade para não ver lucro durante o primeiro ano?

Uma das razões que torna o investimento inicial tão importante é o facto de poucos projetos verem retorno significativo durante o primeiro ano. Este período serve principalmente para se estabelecer no mercado e adquirir alguns parceiros e clientes iniciais importantes ao crescimento futuro. No final, o esforço que terá de fazer não será somente a nível de saúde e disponibilidade mas igualmente financeiro.


Podendo ser a oportunidade de transformar em realidade um sonho antigo, ou um modo de abandonar a rotina cansativa e monótona, possuir um trabalho secundário é um grande desafio que deve ter certeza conseguir superar.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Estes mitos podem estar a prejudicar a sua startup

Porque ter um full time e um projeto secundário o torna num melhor empreendedor?


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais