6 Dicas para sobreviver aos (terríveis) três anos


A probabilidade de a sua startup ainda estar em atividade dentro de três anos... bom, digamos que não são as melhores possíveis e imaginárias.

 

As estatísticas mostram que 9 em cada 10 startups falham nos seus primeiros três anos, e em grande parte dos casos isto não se deve à falta de empenho, trabalho ou de uma boa ideia. Muitas vezes é um problema de disciplina – conhecer o mercado, manter-se em cima do acontecimento e não esperar que as coisas aconteçam sozinhas.

 

Nós damos um empurrão com 6 dicas especiais para estes casos.

 

O seu produto/serviço tem de ter pernas. Isto é, deve ter abrangência de mercado para ainda ser relevante ao final de três anos. Porquê? Porque os mercados mudam, e, eventualmente, os produtos saem de moda. Ainda enquanto o seu produto estiver a fazer sucesso deve começar a pensar no próximo – quer seja um totalmente novo ou um complemento ao primeiro.

 

Conhecimento é poder e um profundo conhecimento do mercado vai gerar-lhe lucro. Da mesma forma, não conhecer o mercado onde atua vai gerar prejuízo.

 

Planeie a sua defesa e lembre-se que o Plano de Negócios não pode ser só idealizado do ponto de vista ofensivo – ataque à competição e entrada no mercado. Da mesma forma, tem de aprender a defender-se de ciclos de negócio, mudanças de mercado, processos e outros acidentes e incidentes que surjam no caminho.

 

Seja confiante. Quanto melhor se preparar, mais confiante será e a confiança é essencial para uma liderança capaz e saudável. Ninguém segue um general cobarde para a batalha e deve esperar o mesmo dos colaboradores da sua empresa.

 

Peça ajuda. Até as maiores empresas contratam especialistas, e acredite que vai precisar de alguns mentores para o ajudar a tomar as decisões certas em campos onde os seus conhecimentos são limitados. Não tenha medo de pedir ajuda – algumas pessoas até são generosas ao ponto de oferecer o seu tempo e sabedoria.

 

Faça o que for preciso. A tenacidade e o otimismo podem e devem estar constantemente ligados. Ambos vão embocar em perseverança e sucesso. Os acidentes e os obstáculos vão surgir sempre, mas é essencial que aguente, os enfrente e os derrote. Muitos negócios falham quando os seus fundadores simplesmente desistem da luta quando tudo o que faltava era o golpe final de vitória.

 

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