Empreendedorismo

Como sobreviver às alterações do Facebook


Se a sua estratégia de marketing nos social media se baseia unicamente numa página do Facebook, já deve ter reparado numa diminuição no alcance orgânico (não pago) das suas publicações. Nos últimos meses o Facebook alterou o seu algoritmo, o que significa que se não pagar, as publicações passam a ser vistas apenas por uma parte das pessoas que têm "like" na sua página.

 

Eis cinco formas das empresas reagirem ao declínio do alcance orgânico do Facebook e construírem uma estratégia resiliente de social marketing.

 

1- Esteja presente noutras redes sociais
Redes sociais como o Twitter, o Vine, o Pinterest, o Tumblr e o Instagram são uma boa alternativa ao sobrelotado Facebook. São mais pequenas, mais segmentadas, têm utilizadores entusiastas e dão-lhe a garantia de alcance total. Se esta atividade constante em diversas redes sociais lhe parecer demasiado trabalhosa, considere utilizar um único hashtag para combinar o conteúdo gerado pelos utilizadores. Consultando a hashtag nas diversas redes, conseguirá consultar a resposta às suas campanhas. Uma campanha em diversos meios do universo dos social media irá permitir aos consumidores escolherem a plataforma que preferem. A si irá ajudá-lo a medir a eficácia do Facebook face aos seus "irmãos mais novos".

 

2- Inter-promova as suas campanhas
A diminuição do alcance orgânico do Facebook não deveria ser um fator impeditivo para o lançamento e divulgação de campanhas. A solução passa por publicitar fora dos social media. Ao utilizar newsletters, anúncios televisivos e publicidade online, a sua campanha nos social media irá ganhar um fluxo significativo de participantes, mesmo sem o grande lançamento no Facebook. Através destes meios forneça aos pontenciais clientes um acesso fácil e uma ligação direta para a campanha nos social media. Este é o impulso que precisa para que a sua mensagem ganhe vantagem sobre as das restantes empresas.

 

3- Meça e otimize a performance dos social media
O alcance dos posts no Facebook poderá estar a ser cortado mas ainda pode tentar impulsionar o valor do negócio nas redes sociais. Descubra o tipo de conteúdos que gera maior número de engagement, cliques e vendas e repense a estratégia que utiliza nos posts. Teste vários tipos de conteúdo (atualizações de estado, fotos, vídeos, links) e monitorize a performance. Analise os dias e vezes em que os seus posts receberam maior atenção e ajuste os seus hábitos de postagem. Utilize o seu budget de publicidade apenas para conteúdos que se irão traduzir em lucro, tais como listagens de produtos, promoções de eventos e cupons. Monitorize, analise e volte a testar a sua abordagem.

 

4- Arrecade dados sociais
As mudanças no algoritmo do Facebook colocam um problema às empresas: afinal de contas, elas não "possuem" a audiência, alugam-na. Isto significa que têm que pagar de cada vez que quiserem comunicar efetivamente com os seus consumidores.  Algumas marcas têm reclamado por mais "posse" da sua audiência, ou seja, fazem uma recolha de dados durante as campanhas que lhes permite um contato mais direto com os consumidores. Utilize os concursos para arrecadar e-mails e moradas. Descubra os interesses dos seus fãs e crie campanhas específicas para eles. Descubra quem são os seus fãs e seguidores mais influentes e cultive relações próximas com eles. Todas as informações que recolher são úteis para o processo de "posse" que deseja.

 

5- Recolha e exiba conteúdos gerados pelos utilizadores
Utilize os seus clientes, fãs e seguidores como produtores de conteúdos. As suas imagens, críticas e feedback são poderosas, autênticas e conseguem ser mais persuasivas do que qualquer material de marketing. Se os seus posts no Facebook estão a ter exposição limitada, organize concursos com prémios e brindes, de forma a encorajar os fãs a partilharem fotos, vídeos ou outros conteúdos. Aproveite-os e utilize em newsletters, blog ou site da empresa, ou exponha-os nas lojas.

 

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