Tire o maior proveito de um estágio profissional


Conseguir um estágio profissional é um grande passo na sua carreira mas igualmente importante é saber tirar o maior proveito desta experiência. Descubra neste artigo dicas úteis para ajudar a empresa que representa enquanto cresce pessoalmente com este novo desafio.


Prepara-se para o stress

Num ritmo calmo de trabalho todos somos bons profissionais. O problema aparece naquele momento de aperto e puro stress - é aqui que tem de brilhar. A sua chefia vai querer testá-lo ao máximo e ver como reage num momento de tensão, se se der bem, quem sabe, até o poderão vir a contratar no final do estágio. Por isso, prepare-se de antemão, leia artigos e conselhos sobre como conviver com o stress constante.


We want you!

Lembre-se sempre que a empresa o escolheu a SI de entre vários candidatos e esta não foi mera sorte. A sua chefia acredita nas suas capacidades e potenciais, sabendo que nos primeiros tempos erros serão cometidos. Não tenha medo de aceitar os projetos mais complexos pois não é esperado que você saiba tudo logo à partida. Seja confiante e dê o melhor de si.


Ouça com atenção

Um dos aspetos mais apreciados num estagiário é a facilidade com que este é ensinado. Se a sua chefia tem de repetir o mesmo pedido ou recomendação várias vezes, você está a falhar. Tome notas sempre que possível, não interrompa e ouça com atenção. Chefias mais rígidas irão comunicar somente uma vez e esperar que você consiga acompanhar o ritmo.


Seja amável e faça amizades

Esta dica é claro senso comum. Mantenha-se “no seu lugar” e não crie conflitos com a restante equipa mesmo que seja provocado - realisticamente isto acontece e é uma das grandes razões que leva as empresas a não contratar determinado estagiário. O ambiente da empresa deve ser pacífico, lembre-se disso. A melhor forma de se dar bem com os seus colegas? Faça amizades. Procure aqueles cujos interesses sejam semelhantes aos seus e não tenha medo de arriscar. Quem sabe, este amigo poderá facilitar a sua adaptação, funcionando como uma espécie de mentor.


Esteja preparado para sacrificar

Pode acontecer que o seu projeto requeira mais tempo de si do que você esperava. Algumas horas extras, jantares de amigos cancelados, trabalhar a partir de casa ou de um escritório, ir a reuniões pela manhã. Tudo isto pode ser novo para si mas é fundamental saber sacrificar algumas coisas para que a sua experiência profissional corra pela melhor. Na sua vida profissional futura, estes sacrifícios terão de ser feitos em certas situações e saber adaptar-se a eles e ultrapassá-los, irá ajudá-lo.


Mostre capacidade de iniciativa

Tem algum tempo livre e a sua chefia ou um colega comentam que existe um problema que precisa ser resolvido mas ninguém consegue responsabilizar-se por ele no momento. Demonstre iniciativa e voluntarie-se para resolver esta questão o quanto antes. Qualquer chefia aprecia um colaborador que, sem negligenciar as suas obrigações, puxa para si tarefas adicionais de forma livre. Mostre que tem valor e que é realmente útil ao crescimento da empresa pois isto irá ajudá-lo até a conseguir uma boa recomendação no futuro.


É verdade que nem sempre um estágio garante um emprego após o seu término mas uma boa experiência é sempre positiva. Por um lado irá dar-lhe as ferramentas necessárias para conseguir uma boa posição no emprego seguinte e, por outro, poderá valer-lhe uma carta de recomendação e uma contratação por parte de uma empresa que trabalhe com a sua chefia de estágio.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Truques para alterar a sua rotina noturna e levá-lo a dormir melhor

Cuidado, a sua personalidade pode estar a influenciar o seu trabalho


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais