Torne-se mais apelativo para o Google


Se possui um website, então conhece a importância de ter a sua página bem posicionada nos motores de busca, especialmente do Google. No entanto, a enorme quantidade de conteúdo torna esta tarefa algo complicada e o mais certo é os seus artigos terminarem na segunda ou terceira página de pesquisa, limitando consideravelmente o tráfego que consegue desta plataforma. Porém, existem alguns truques que pode adotar para melhorar as suas chances de aparecer em destaque na primeira página.


Links externos

O Google valoriza bastante a existência de links externos nos seus artigos. Quer seja para as suas redes sociais ou para a página de um parceiro, evite lançar artigos sem que estes possuam este elemento.


Links internos

A melhor forma de posicionar bem o seu artigo é este conseguir angariar um grande número de visualizações. Para isso, é preciso não somente adicionar links internos ao seu artigo (sendo links internos aqueles que levam o leitor do seu site para o seu site) mas também adicionar o link desse artigo específico a outros artigos relacionados, levando o leitor de um lado para o outro sem sair do site.


Tenha atenção às imagens

Uma imagem grande com boa qualidade é sempre indispensável mas tenha cuidado para não deixar o website demasiado lento - algo que acontece frequentemente a quem procura imagens de alta qualidade sem alterar o seu tamanho. Idealmente a página do artigo deve abrir em cinco segundos ou menos - sob pena de ser abandonada pelo leitor - e para esse efeito as imagens devem possuir menos de 150 KBs. Não se preocupe, a qualidade permanecerá e o seu site irá agradecer.


Tamanho do URL

O URL, o link para o seu artigo, é outro elemento fundamental a uma boa posição. Ainda que o mais natural é escrever o título do artigo e deixar o site escolher o URL, o ideal é editá-lo sempre para que este não ultrapasse as cinco palavras. O Google prefere URLs mais curtos e irá penalizá-lo caso se exceda demasiado.


Pop-Ups

Febre há alguns anos, os pop-ups rapidamente começaram a perder força pelo inconveniente que é para os leitores, especialmente aqueles que usam dispositivos móveis. Pode parecer que está somente a usar uma estratégia normal de marketing mas na realidade o leitor irá abandonar o seu site por este se tornar irritante e lento de consumir.


Breve introdução

O consumidor moderno deseja ir direto ao assunto e, por isso, o mais certo é abandonar o seu site se a primeira página contém uma introdução ou uma imagem demasiado grande - comece com um parágrafo pequeno e junte as imagens mais abaixo. Tenha igualmente cuidado com o header e os menus do seu site, que não devem também ocupar todo o ecrã assim que se abre o artigo - pense especialmente nos dispositivos móveis.


Vários softwares online, os chamados heatmaps, podem ser usados para descobrir quais as áreas mais vistas pelos utilizadores e até que ponto estes veem a totalidade do artigo. Esta ferramenta irá ser-lhe muito útil.


Redes Sociais e Promoções

Claro que é indispensável partilhar o seu artigo nas redes sociais, aumentando o tráfego. Contudo, para além disto é importante apostar nos método de promoção, do Facebook por exemplo, para dar um impulso ainda maior e garantir uma melhor posição no Google.


Com uma posição elevada nos motores de busca pode desenvolver a presença da sua marca na internet, conseguindo chegar a possíveis clientes e futuros parceiros. Não deixe passar esta oportunidade.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como aumentar a rapidez do seu website

Dicas para melhorar o conteúdo do seu website


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais