Torne-se numa pessoa confiante


Em qualquer negócio, para além da comunicação é importante que os seus colegas, parceiros e clientes confiem em si, não apenas no sentido de saberem que o seu trabalho é bom mas também no sentido em que sentem que têm confiança em si e nas suas capacidades. Descubra como transmitir aos outros o seu eu confiante.

 

1. Mantenha o contacto visual

Se não olhar os outros nos olhos acabará por transmitir uma mensagem de insegurança. Durante uma conversa ou uma reunião mantenha o contacto visual na pessoa a quem se está a dirigir por 60% do tempo.

 

2. Seja pontual

Ser pontual irá mostrar o quão responsável é, um elemento fundamental para que os outros confiem em si. Para além da pontualidade física, responda a e-mails atempadamente e tente ao máximo atender todas as chamadas, especialmente as importantes.

 

3. Mostre interesse no outro

Nós temos a confiar mais em quem conhecemos, por isso, é importante ser curioso e tentar saber mais sobre quem o rodeia. Pergunte sobre os seus passatempos e sobre os seus gostos, partilhe um pouco de si e crie uma relação próxima de amizade com o outro.

 

4. Diga sempre a verdade

Ainda que maioritariamente tenhamos sorte, de certeza que já teve experiências menos positivas - acontece a todos. Seja natural e real, partilhe com o outro as suas experiências boas mas também aquelas que correram menos bem. Isto torná-lo-á mais humano e mostrará ao outro que confia nele o suficiente para lhe contar tudo - e todos apreciamos honestidade.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como motivar equipas

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais