Como trabalhar enquanto viaja pelo mundo - o Nomad Digital


Aquilo que começou por ser um privilégio de que somente algumas pessoas podiam usufruir, é atualmente a realidade de muitos empreendedores - trabalhar a partir de casa ou de qualquer parte do mundo. Isto levou ao nascimento do “nómada digital”, onde um profissional pode estar responsável por um negócio ou outro cargo importante e de responsabilidade ao mesmo tempo que aproveita o que o mundo tem para oferecer. No entanto, claro, isto pode não ser tão fácil quanto parece e é importante que saiba como manter uma vida equilibrada de trabalho - descanso.

Mantenha-se sempre disponível
Enquanto que num escritório físico é relativamente fácil organizar eventos fundamentais como reuniões ou entrevistas, isto pode tornar-se mais complexo quando se está do outro lado do mundo. Procure sempre locais com ligação a uma rede de internet e para onde possa levar o computador. Serviços como o Skype são cada vez mais usados no mundo do empreendedorismo e se não os conhece, terá de se habituar a usá-los regularmente.

Vista-se para a ocasião
Seguindo o primeiro ponto, deve evitar fazer uma reunião via Skype de pijama. Pode não estar num escritório mas a aparência continua a ser importante para as suas relações profissionais. Compre um fato e tenha sempre em atenção a sua apresentação assim como a apresentação do local que o rodeia - evite reuniões no meio da praia ou outros locais barulhentos.

Cuidado com os fusos horários
São 10h00. Trabalhou na preparação de um novo projeto e decidiu finalmente falar com parceiro que tanto quer conquistar? Liga e descobre que onde o seu futuro parceiro está, são 2h00 da manhã. Isto traria para si uma situação bastante inconveniente e poderia custar-lhe o projeto a que tanto se dedicou. Seja para telefonemas, reuniões ou entrevistas, tenha sempre em mente que diferentes partes do mundo possuem diferentes fusos horários. Tente organizar estes eventos para uma hora conveniente aos dois lados.

Familiarize-se com bancos digitais
O PayPal e o Payoneer são dois bancos digitais nos quais pode ser depositado dinheiro de qualquer parte do mundo. isto é importante porque a maioria dos bancos físicos requerem taxas elevadas nas transferências internacionais para não falar que estaria sempre preso a esse banco físico. Com um banco digital pode receber dinheiro de qualquer lado do mundo, enquanto está em qualquer lado do mundo, sem ter de se preocupar com taxas ou conversão de moeda.

Não se isole da sua equipa
As redes sociais são atualmente uma excelente forma de nunca perder o contacto com a sua equipa quer para assuntos de trabalho ou assuntos mais livres. Fale com a sua equipa diariamente e mantenha um ambiente de amizade entre ela mesmo que não se possam encontrar fisicamente.

Visite novos locais, novas culturas, viva o seu sonho de nómada ao mesmo tempo que constrói ou mantém uma empresa de sucesso. É o melhor dos dois mundos na palma da sua mão! Aproveite estas dicas e boa viagem!

ARTIGOS RELACIONADOS:
Como recompensar a sua equipa
Como aumentar a sua auto-estima

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais