Trabalho remoto: O que saber antes de modernizar a sua empresa


Se possui uma empresa tradicional com uma sede em escritório pode estar na altura de se transformar num dos inúmeros negócios que já trabalham remotamente. Para além de eliminar custos de manutenção de um escritório que não é fundamental, este método de trabalho permite-lhe procurar candidatos fora do local da sua sede (aumentando a probabilidade de encontrar os profissionais que melhor se adaptam à cultura da empresa), e oferece maior liberdade aos profissionais que já se encontram consigo (melhorando a sua produtividade e a vontade de trabalhar para si).


Claro, uma transformação destas apresenta inúmeros obstáculos e é fundamental preparar-se para eles de antemão, evitando que esta decisão o prejudique.


Estude os elementos que a equipa irá precisar

Ligação constante à internet, um bom computador e um local sossegado são fundamentais ao bom aproveitamento da equipa. Se não se preocupar com estes aspectos pode acabar por ter um profissional cuja produtividade decai por não possuir as ferramentas necessárias. Não se esqueça igualmente de confirmar se a equipa possui os softwares e outros equipamentos importantes - claro, evite que eles tenham de gastar dinheiro próprio.


Escolha os canais de comunicação

Ao não ser possível comunicar cara-a-cara com chefias e colegas deve escolher um meio de comunicação que permita a toda a equipa falar e enviar ou receber ficheiros. O Skype e o Facebook Messenger são duas plataformas que podem ser a sua salvação especialmente nos primeiros tempos. Para além de possuírem tudo o que precisa, a maioria da sua equipa saberá certamente mexer neles.


Um local de armazenamento comum

Ao trabalhar essencialmente com ficheiros digitais, nascerá a necessidade de os armazenar num lugar seguro, em drives como o Google Drive ou a Dropbox - se procura algo mais completo, descubra o pacote Office 365 da NOS. Deste modo, toda a equipa terá acesso a todo o material de que precisa, a partir de qualquer lado desde que tenha ligação à internet e evitando que o profissional perca tempo à espera que um colega lhe envie os ficheiros.


Prepare bem os sistemas de segurança

Uma das grandes vulnerabilidades de se trabalhar remotamente é de que nem todos os profissionais se preocupam em adquirir os melhores antivírus, por isso, analise qual aquele que mais se adapta às suas necessidades e garanta que toda a equipa possui as suas versões mais atualizadas. De igual modo, eduque a equipa para não aceder a contas ou perfis da empresa através da internet pública pois esta pode ser acessada por qualquer pessoa, incluindo hackers que conseguem depois aceder ao aparelho do profissional.


Reúna-se fisicamente sempre que possível

A maioria das reuniões pode ser assegurada por plataformas como o Skype mas é importante tentar que a equipa se encontre algumas vezes durante o ano, por exemplo, no Natal. Contacto físico ajuda imenso ao companheirismo da equipa.


Novos modelos de contratação

Como referido acima, ter agora a opção de trabalho remoto pede-lhe outros modelos de contratação e de entrevista - normalmente realizada via Skype. Lembre-se que o talento e as habilidades de que você precisa podem ser encontrados em outras cidades e até no estrangeiro.


As mudanças são substanciais mas podem significar a evolução e o crescimento da sua empresa, uma transformação bem vinda. Não se esqueça que esta decisão deve ser tomado em conjunto com a equipa.


OUTROS ARTIGOS:

Como ter aquela conversa difícil enquanto chefia

Use os seus clientes para melhorar o futuro da sua empresa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais