Empreendedorismo

Como transformar um Cliente num Embaixador da Marca


Um embaixador da marca é uma pessoa que gosta tanto do seu produto ou serviço que está disposta a recomendá-lo a outros. O problema é que a confiança é essencial, e um destes embaixadores não pode ser simplesmente comprado – tem de o merecer.

 

Muitas empresas têm já uma estratégia ativa para incluir e envolver os seus clientes mais leais, tornando-os “vendedores voluntários”, mas como poderá fazê-lo também?

 

Identifique os seus Super Fãs

Identifique quem são os verdadeiros clientes, fãs e defensores da marca e não os confunda. Um cliente ou um fã poderá gostar da marca (quiçá apenas à procura de descontos ou ofertas?), e até comprá-la, mas podem não ser acérrimos defensores da mesma, partilhando o que esta tem a oferecer.

 

Saiba Ouvir

Na era digital, é extremamente fácil ouvir o que os seus clientes têm a dizer, por isso faça-o. Oiça conversas sobre a sua marca, produto ou serviço. Faça monitorização das menções no twitter, facebook e blogs. Depois, responda, envolva-se e use a informação que recolheu.

 

Inclua-os e Mime-os

As pessoas gostam de se sentir diferentes e especiais, e quando o sentem falam nisso. Uma forma fácil de criar embaixadores é trazê-los para o behind the scenes, e fazê-los sentir que fazem efetivamente parte da marca – dê-lhes previews dos produtos, peça dicas, convide-os para visitas especiais, dê-lhes prémios, agradeça-lhes individualmente. Trate os seus embaixadores como verdadeiros membros da equipa.

 

Torne as coisas fáceis de partilhar

Os embaixadores gostam de partilhar o que sabem com os outros, portanto, facilite-lhes a tarefa produzindo conteúdos facilmente partilháveis. Por outro lado, convide-os também a partilhar os seus pontos de vista através de testemunhos, fotografias, diálogos, etc.

 

Crie Comunidades

Assuma a criação de uma comunidade da marca, onde não só junta os vários embaixadores da marca como os aproxima ainda mais da mesma e de si. Estes defensores apaixonados não só partilharão o amor pela marca como também se disponibilizarão a dar ideias e conselhos de melhoria.

 

 

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