Transforme o seu restaurante num espaço de coworking


Muitos restaurantes sofrem de um problema muito específico da área - o facto de terem muitos clientes durante um determinado período do dia, permanecendo quase vazios no restante tempo. Mas sabia que existe uma forma de aumentar a sua clientela nestes “tempos mortos” do seu estabelecimento, melhorando a presença da sua marca ao mesmo tempo que lhe traz lucro? A resposta é o “coworking”.


Em pleno Século XXI, cada vez é mais natural encontrarmos profissionais que não exercem as suas funções num escritório mas em casa ou noutro espaço que lhes ofereça o que precisam: internet e eletricidade. Para além dos dispendiosos espaços de coworking que começam a aparecer, muitos profissionais deslocam-se até bares e cafés para trabalhar - e é aí que o seu restaurante entra. Na verdade, torna-se difícil encontrar um café que não esteja lotado e trazer alguns desses clientes para o seu espaço, quase vazio, é uma ideia que deverá ponderar. Deixamos-lhes aqui algumas dicas a ter em conta.


Limite horários

Claro que tudo o que menos deseja é ter de recusar clientes por causa de mesas ocupadas com alguém que não está a consumir diretamente. Para evitar esta situação, analise o seu fluxo diário e veja quais os horários a que tem menos clientes, designando-os como horários para coworking.


Crie um plano especial

Por exemplo à hora, desenhe um plano especial com um orçamento que se adeque ao seu cliente e ao seu restaurante. Torne-se num espaço “low cost” de coworking que atraia este tipo de cliente, não esquecendo que muitos deles acabarão por se tornar clientes igualmente do restaurante. Ou, numa fase inicial, mantenha este serviço algo gratuito, com a exigência da compra de uma bebida, por exemplo.


Escolha o local

Não podemos esquecer que no final do dia, o seu restaurante permanece um restaurante. E como tal, irá certamente receber clientes ao longo do dia que não quererão ter as suas refeições ao lado de alguém que está a trabalhar, quem sabe até numa reunião por chamada. Para evitar problemas, divida o seu espaço de forma a que quem o procurar para fins de coworking não incomode quem o procura para comer, e vice-versa.


Tomadas e Wi-Fi

Se há coisa que freelancers e outros profissionais semelhantes não dispensam é tomadas e acesso gratuito a Wi-Fi - que estaria já incluído no pacote membro. Se tem um espaço do seu restaurante que, de raiz, já possui tomadas, prepare essa área para receber os seus novos clientes. O mesmo com a Wi-Fi. Escolha o plano mais abrangente, com a internet mais rápida como o NOS Wi-Fi Pro, e vá mudando a password para que não seja usada indevidamente e acabe por prejudicar quem necessita dela para trabalhar.


O ambiente ideal

É comum ter a televisão ligada e as cortinas meio fechadas durante as refeições, criando um ambiente mais propício a este tipo de ocasião. De igual modo, deve tentar que o seu restaurante tenha as melhores condições para trabalho, ou seja, o máximo de luz natural possível e televisão desligada. Pode optar pelo uso de música ambiente mas deve estudar bem que género usar e qual o volume apropriado.


Partilhe a novidade

Faça um pequeno cartaz cativante com alerte de que durante determinado período do dia, o restaurante aceita coworking. Se souber que algum cliente seu tem este tipo de trabalho, convide-o gentilmente a permanecer depois de almoço para lá trabalhar - faça-o sentir-se em casa. Para além disto, claro, é fundamental usar as suas redes sociais para promover este novo serviço, garantindo ainda que o restaurante não irá perder qualidade com a mudança mas sim melhorar as suas condições e o modo como chega às necessidades dos clientes.


Abrace as mudanças à sua volta e saiba como aproveitar as novas oportunidades. Use o seu espaço para oferecer mais serviços e angariar clientes, ao mesmo tempo que prepara terreno para, quem sabe, novas parcerias e novos serviços.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como abrir um Restaurante

Como atrair clientela para o seu Café ou Restaurante


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais