Truques para alterar a sua rotina noturna e levá-lo a dormir melhor


O descanso é uma parte essencial das nossas vidas, contudo, nem sempre é fácil tê-lo devido ao stress acumulado no trabalho e todas as tarefas que nos esperam no dia seguinte, culminando em vários problemas de saúde. No entanto, existem alguns truques que lhe permitem relaxar e usufruir de uma boa noite de sono sem recorrer a medicação.

 

Desligue o seu telemóvel

O vício de ter o telemóvel sempre consigo pode estar a afetar o seu descanso. Ao estar ligado, irá fazê-lo terminar aquela tarefa que ficou por fazer ou verificar o seu feed das redes sociais. Parecendo inocente, esta atividade não deixa o seu cérebro perceber que está na hora de dormir ao impedir a produção de melatonina, a hormona que o leva a adormecer, tudo graças à luz azul e branca dos smartphones. Já agora, deixamos ainda outra dica. Se precisar mesmo de usar este aparelho antes de dormir, não se esqueça de instalar e ativar o Modo Noite (ou Night Mode).

 

Leia

Lembrando que falamos de livros físicos e não ebooks, pelas razões apontadas em cima, ler é de facto uma ótima forma de o relaxar o suficiente para se sentir pronto a descansar. Estudos recentes demonstram que 39% da população consegue dormir melhor após uma breve sessão de leitura.

 

Ouça música

Se os livros não são o seu mundo então pode optar pela cada vez mais conhecida “pink noise”. À semelhança do que acontece ao ouvir música clássica, este “pink noise” usa um equilíbrio de frequências baixas e altas que parecem sons naturais e melodiosos para levar o seu cérebro a descansar. Alguns estudos afirmam ainda que esta atividade melhora a capacidade de reter informação no dia seguinte.

 

Desligue o aquecimento

Já deve ter reparado mas o corpo humano marca temperaturas mais baixas durante a noite. Isto deve-se ao facto do frio nos ajudar a relaxar e preparar para dormir. Por isso, desligar ou diminuir a temperatura do seu aquecimento será o ideal. Ao mantê-lo em temperaturas elevadas o seu organismo terá dificuldade em perceber que deve descansar.

 

Tome um duche antes de dormir

A maioria de nós opta por tomar duche de manhã ou quando chega a casa mas, na verdade, fazê-lo hora e meia antes de dormir pode ser a diferença entre a insónia e uma boa noite de sono. As temperaturas altas irão relaxar os seus músculos e, ao arrefecer, irá prepará-lo para o descanso merecido.

 

Aromaterapia

Todos gostamos de sentir um aroma agradável e este é igualmente um truque para conseguir descansar. Tal como acontece com a camomila, a lavanda é ideal para quem sofre de insónias. Outros aromas suaves podem igualmente ser uma opção.

 

Escreva uma lista de tarefas

Se o seu problema é não conseguir parar de pensar em tudo o que tem para fazer no dia seguinte, escreva uma lista de tarefas. Por vezes na nossa cabeça as tarefas parecem intermináveis, mas uma vez escritas torna-se claro que existirá tempo para tratar de todas elas. Para além das apontar, pode tentar dar-lhes uma hora de execução.

 

Colorir um livro

Até há pouco tempo uma atividade para crianças, estudos recentes mostram que colorir é uma atividade relaxante também para os adultos. Muitos são os livros lançados para este efeito e, se tem problemas em dormir, experimente adquirir um.

 

Depois de um bom descanso estará mais preparado para o stress do dia seguinte. As insónias são um problema grave de saúde que afeta cada vez mais pessoas mas saber ultrapassá-lo e tratá-lo irá aumentar a sua felicidade e a sua produtividade. Por vezes as coisas mais simples são as mais eficazes.

 

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