Truques para aprender rapidamente


Quer esteja na universidade, deseje participar num curso ou numa formação, e até quem sabe ser autodidata, descubra quais as melhores técnicas para melhorar a sua capacidade de aprendizagem. Pode não parecer, mas alguns truques facilitam a sua memorização e compreensão de conteúdos que o podem ajudar na sua carreira.


O poder dos apontamentos

Durante a aula ou da sua sessão de estudo, aponte tudo com papel e caneta. Escreva pequenas notas rápidas do que é dito e evite usar o tablet ou o smartphone para isto. Escrever informação ajuda o seu cérebro a interiorizá-la - e não somente a memorizá-la. Não se preocupe, contudo, em escrever com uma letra “bonita”. Use siglas e diminutivos com que esteja familiarizado, tornando a escrita o mais rápida possível para que não perca informação. Mesmo que um powerpoint ou uma folha de estudo seja fornecida, não dispense o seu caderno de notas.


Lembre-se também que se está não é primeiramente uma opção para si, pois lhe pede que ande com um bloco de notas pouco profissional, existem opções como as da Infinity Book que lhe trazem cadernos reutilizáveis e com um look bastante profissional e formal.


Estudo espaçado

Ainda que muitos acreditem que estudar toda a noite trará melhores resultados, esta ideia está completamente errada por um simples facto, o cérebro não consegue concentrar-se na mesma tarefa por um extenso período de tempo. Isto significa que apesar de aprender nos primeiros trinta minutos de estudo, o tempo seguinte irá somente fazê-lo gastar tempo. Idealmente, deve dividir o seu estudo em blocos de trinta ou quarenta minutos, de modo a aproveitar ao máximo o tempo em que o seu cérebro está a ser verdadeiramente produtivo.


Períodos de sono saudáveis

Dormir as oito horas recomendadas é crucial para a sua aprendizagem e memória. Se o seu cérebro não descansar corretamente, irá levar-lhe mais tempo a aprender determinada informação.


Mantenha-se hidratado

De igual modo, manter-se hidratado irá ajudar o seu corpo a permanecer saudável, incluindo o cérebro. Beba água todos os dias, mesmo quando está mais frio e nem sempre sente sede, e nos dias de maior calor não se esqueça de levar consigo uma garrafa.


Aprender é algo fulcral para o sucesso de qualquer empreendedor, especialmente pela necessidade bem real de estar a par das novas tendências, por isso, analise estes truques e descubra como melhorar este processo.


OUTROS ARTIGOS:

Freelancer: Truques e dicas que todos devem conhecer

Razões para fazer backups frequentemente


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais