Truques para comunicar melhor com o cliente


Se possui uma loja física, saber comunicar com o cliente é fundamental, de modo a aumentar as vendas, a garantir que o cliente volta, e a incentivá-lo a aconselhar a sua marca a amigos ou até a postar sobre ela nas suas redes sociais.


Mostre uma atitude positiva

Sorria e mostre-se disponível para ajudar e retirar qualquer dúvida que o cliente tenha. Uma atitude positiva nem sempre é fácil de alcançar diariamente, afinal todos temos dias maus, mas sempre que puder é fundamental mostrar simpatia para com quem visita a loja, fazendo-os sentir-se bem-vindos.


Saber transportar o cliente de um assistente para o outro

Seja pessoalmente ou por telefone, deve ser amigável mesmo na hora de levar o cliente a outro funcionário que o possa ajudar melhor. Não se limite a fazê-lo seguir até determinada pessoa. Apresente-se, indique para onde o leva e porquê, e termine ao apresentar o seu colega, garantindo que ele o poderá ajudar de forma mais eficiente. Isto irá transmitir segurança e confiança no cliente, não se sentindo como um mero objeto a ser passado de pessoa em pessoa como muitas vezes infelizmente acontece.


Conheça os seus produtos detalhadamente

Ainda que numa fase inicial possa ser complicado, a equipa deve conhecer os produtos da loja detalhadamente, incluindo origem, modo de uso, validade, seguros disponíveis, compatibilidades, entre outras informações relevantes.


Aprenda a lidar com situações negativas

Reclamações são o pico de uma situação negativa que terá de resolver da melhor situação. Idealmente deve focar-se na solução, mesmo que o cliente se centre em reclamar do serviço. Garanta que tudo será resolvido pelo melhor e que no final ele sairá satisfeito da loja. Lidar mal com situações de crítica e reclamação podem levar a reclamações escritas e a mau feedback por parte de quem frequenta a sua loja.


Prime pela formação da sua equipa mesmo em temas que pareçam do senso comum e esteja disponível para ajudá-la sempre que exista um problema maior que seja de difícil resolução.


OUTROS ARTIGOS:

Como recompensar os melhores clientes eficazmente

Como não perder clientes no checkout


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais