Truques para memorizar nomes de forma eficaz


No mundo do empreendedorismo é fundamental memorizar o nome dos profissionais que conhece, quer seja para saber quais as figuras importantes da sua área de negócio ou para facilitar a relação com futuros clientes e parceiros. Sempre que interage com uma pessoa mostrando que sabe o seu nome, irá transmitir a ideia de que se interessa por ela, algo bastante apreciado pela maioria das pessoas. Contudo, memorizar dezenas ou centenas de nomes não é fácil, por isso, trazemos algumas dicas criadas por Jim Kwik.


Motivação

Saber por saber não o irá ajudar a memorizar nomes, contudo, se usar uma motivação, a história será bem diferente. A motivação pode ser variada: o desejo de ultrapassar um desafio, criar uma boa relação de trabalho, melhorar enquanto empreendedor, ser simpático, ter facilidade de comunicação em grandes eventos, entre outros. Este elemento será fulcral ao seu desempenho pois saberá que está a aprender algo por uma razão muito específica.


Observação / Distração

Especialmente em grandes eventos é normal que enquanto fala com uma pessoa, esteja atento para ver se vê um conhecido, note algo que lhe desperta a curiosidade, entre outros elementos que o levam a distrair-se facilmente do que está a acontecer à sua frente. O facto de não estar concentrado naquela conversa irá levá-lo a esquecer-se rapidamente dela. Para evitar que isto aconteça deve dar toda a sua atenção à pessoa com quem comunica, facilitando a tarefa de memorizar nomes, profissões, e outra informação que possa vir a ser importante.


Utilização imediata do nome

Um dos métodos para se lembrar do nome é dizê-lo várias vezes. Durante a conversa diga o nome da pessoa com quem fala quando o cumprimenta e mais duas ou três vezes se a conversa for longa. Deste modo estará a interiorizar o nome.


Outra técnica que o pode ajudar não só a memorizar o nome mas também a criar uma boa primeira impressão é mostrar interesse por ele, especialmente quando este é incomum. Não tenha medo de perguntar quando não compreende um nome à primeira e vá treinando a sua memória. Verá com o tempo, lembrar-se será mais fácil.


OUTROS ARTIGOS:

Como criar e usar um QR Code

Truques para se manter saudável mesmo quando trabalha em casa


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais