Truques para se tornar num bom Manager


A sua função é simples, liderar uma equipa. Contudo, não existe nada de simples no trabalho de um manager certo? Principalmente porque o modo como lida com os problemas e com a sua equipa irá moldar os resultados e as conquistas que consegue. Venha descobrir algumas dicas que o irão ajudar nesta delicada e complexa tarefa.


Colabore

Converse individualmente com cada membro da equipa e esteja aberto a discutir sugestões ou problemas que eles encontrem. Se vir que alguém está com dificuldades não tenha receio em ajudar essa pessoa pois o seu sucesso será o sucesso da equipa e irá criar um ambiente mais amigável e colaborativo.


Esteja atento aos dons

Por vezes, irá encontrar determinada pessoa no lugar errado, numa tarefa para a qual não tem vocação enquanto que o cargo mais adaptado a ela está na responsabilidade de alguém que também poderia ser mais rentável em outra área. Procure perceber interesses e vocações e distribuía a sua equipa pelos cargos certos aumentando assim a produtividade geral.


Confie na equipa

Um dos grandes erros de muitos managers é o facto de estarem constantemente em cima da equipa, vigilantes de todo e qualquer passo, não deixando espaço à criatividade para além de transmitirem a ideia de que desconfiam das capacidades profissionais dos membros, criando mau ambiente. Confie nas pessoas que gere e deixe-os trabalhar livremente, mantendo, claro, um olho sobre o que fazem mas de uma maior distância.


Sublinhe o pior e o melhor

Pode ser fácil cair no erro de comunicar somente os erros à sua equipa, ou seja, quando algo corre mal é o primeiro a criticar o trabalho feito, contudo, quando tudo corre bem, nem uma palavra é dita. É importante incentivar a sua equipa sublinhando as suas conquistas tanto quanto as suas derrotas.


Faça críticas construtivas

Ainda no patamar da crítica, quando algo corre mal não se limite a constatar o óbvio. Certamente que a equipa percebeu que um erro foi cometido e mesmo que não tenha percebido, esclarecer esse facto é simples. No entanto, é fundamental que os guie, adicionando dicas de como proceder no futuro, de modo a evitar erros futuros.


Familiarize-se com a cada membro da equipa, descubra o que neles há de melhor, esteja presente para os bons e maus momentos, e lembre-se que no final é responsável pelos resultados obtidos. Conseguia a confiança e amizade dos profissionais com quem trabalha e verá o seu trabalho facilitado e com melhores frutos.


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