Ultrapasse os seus medos como empreendedor


A pressão que advém das reuniões, dos prazos ou dos novos projetos levam-no a sentir alguns medos que podem acabar por interferir no seu trabalho. É algo natural e que qualquer empreendedor tem de estar preparado para enfrentar e, como quase tudo na vida, existe uma solução para aqueles receios mais comuns e que certamente já sentiu.

 

Insucesso

Especialmente quando falamos de empresas recém-criadas, o medo do insucesso pode ser grande. Será que o produto vai escoar bem? Será que as negociações vão dar frutos? Estas preocupações podem levá-lo a sentir-se paralisado. É importante saber que existe sempre uma solução e que o melhor é enfrentar os seus medos, pensar no pior dos casos e em respostas, preparando-o para quando algo correr mal.

 

Qualidade do trabalho

Quando iniciamos um novo projeto é fácil recear que não temos as capacidades necessárias para executar o trabalho da melhor forma. Lembre-se que não tem de ser perfeito e nos primeiros momentos algumas falhas podem ser aceites. Foque-se, demore o tempo que precisar e vai ver que conseguirá atingir os objetivos que lhe foram propostos.

 

Desapontar

De igual modo, é comum termos medo de desapontar quem confiou em nós: superiores, clientes, parceiros. No entanto, estas pessoas decidiram depender de si por alguma razão. Eles sabem do que é capaz e isso deve encorajá-lo.

 

Cometer erros

Já diz o ditado: “errar é humano”. Inevitavelmente, mais tarde ou mais cedo, você vai estar errado. O projeto não era o melhor para a sua empresa, o produto final não ficou como originalmente pensado. Todos erramos e é preciso assumir os erros, usando sempre as experiências negativas como um método eficaz de aprendizagem - nunca cometa o mesmo erro duas vezes.

 

O Futuro

É impossível prever o futuro e esta incerteza pode ser um grande factor de stress. Uma das formas mais fáceis de diminuir este sentimento de medo é planear com antecedência os objetivos que quer para a sua carreira e para a sua empresa. Saiba o que quer e como o quer, o resto encaixar-se-à de um modo ou outro.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Os hábitos que o ajudarão a trabalhar eficazmente

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais