As vantagens de optar por construir um protótipo ou demo


Depois de ter a sua ideia delineada e o produto construído e pronto a vender, é fácil optar pelo fabrico em massa, preparando-se para o lançar no mercado. Contudo, descubra algumas vantagens de optar por lançar primeiro um protótipo ou uma demo.


Analisar o produto concretizado

Muitas vezes aquilo que planeou não se torna completamente verdade no produto final, por isso, é importante optar por construir um protótipo que possa ser analisado concretamente, impedindo-o de investir em algo que ainda não está perfeito. No final, poderá tornar algo bom, num produto perfeito melhorado.


Estudo de mercado

Um protótipo pode ser demonstrado a possíveis clientes, quer numa loja física, num evento, ou num vídeo que será partilhado nas suas redes sociais. Caso o seu produto seja um software, é importante partilhar uma demo de igual forma. Deste modo, poderá estudar concretamente qual o interesse do público.


Possibilidade de investimento

Quer um investimento tradicional quer via kickstarter, um protótipo será uma grande ajuda na altura de procurar investimento no seu produto e na sua marca, mostrando algo já existente e que pode ser avaliado como o produto final, havendo a vantagem de poder ser modificado.


Não invista num produto só porque julga que o seu conceito será bem sucedido. Olhe para o produto final e aperfeiçoe-o sem a necessidade de investir numa série de produtos que ficarão aquém, para não falar no risco de ter de investir o dobro numa série de produtos melhorada.


OUTROS ARTIGOS:

Cloud: Tudo o que precisa saber sobre este tipo de armazenamento

Facebook: Aprenda a proteger a página do seu negócio


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais