Empreendedorismo

Como escolher o host do seu site


Entre milhares de empresas de hosting no mundo – serviços que ligam o seu site à internet –como é que pode escolher aquele que é mais adequado para si e para a sua empresa?

 

Há alguns critérios básicos que deve levar em conta na sua escolha:

 

Tipos de planos de hosting
Quando procurar um plano de hosting, vai encontrar várias opções à disposição, sendo as mais importantes:
- Planos individuais: opções mais acessíveis em termos de preço, com suporte para um único domínio e com algumas limitações em termos de características, largura de banda e armazenamento. É especialmente indicado para quem está a começar e não antecipa um elevado tráfego no site;
- Servidores dedicados: enquanto nos planos individuais existe a partilha de servidores com outros sites, neste plano – ligeiramente mais dispendioso – a empresa opera o seu site num servidor próprio.

 

Custos
É importante procurar preços competitivos, mas evite estabelecer-se num programa inteiramente gratuito, que não só é pouco confiável, como certamente o obrigará a manter anúncios no site.

 

Críticas
As críticas dos clientes são uma excelente fonte para avaliar hosts, já que é muito fácil deixar-se levar por um site com ar profissional e ofertas apetitosas. Procure críticas diversas e em lugares diferentes.

 

Apoio ao Cliente
Quer esteja a arrancar ou já tenha experiência no universo digital, é bom que tenha uma equipa de apoio ao cliente confiável por detrás do seu plano de hosting. Há várias coisas que podem (e irão) dar problemas, pelo que poder contar com apoio profissional, com apoio telefónico, email e chat, pode minimizar muitas crises e evitar danos no negócio.

 

Armazenamento e largura de banda
Cada vez mais existem planos que oferecem espaço e largura de banda ilimitados, mas continua a ser crucial que leve em conta todas e quaisquer limitações que ponham em causa o funcionamento do seu site.

 

Interface
Mesmo que saiba pouco de tecnologia, há algumas coisas que deve conseguir fazer sem recorrer ao apoio ao cliente, como instalar o Wordpress (se for o caso), instalar o email ou estabelecer ligações de FTP. Por essa razão, investigue que tipo de interface o seu host utiliza.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais