Empreendedorismo

Como abrir um Ginásio


A cultura do fitness e do trabalho do corpo começa a compor-se em Portugal, lado a lado com o incremento de programas de bem-estar e incentivos de saúde.

Abrir um ginásio ou um centro de fitness parece então uma oportunidade com promessa, e foi isso que Pedro Molar e Deodato do Ó viram quando decidiram criar o conceito do Pump – Fitness Spirit.

Neste guia estão compiladas algumas das informações mais importantes para quem deseja abrir um ginásio.


Instalação independente vs Franchise
Deverá pesar devidamente os prós e contras de acordo com os seus desejos, necessidades e possibilidades. Uma instalação independente pode oferecer mais liberdade/flexibilidade, mas não parte com reconhecimento de marca. Por outro lado, o franchise oferece um maior suporte de apoio ao franchisado, mas tem vários custos relacionados com a infraestrutura. Uma rápida pesquisa na internet poderá levá-lo a encontrar várias oportunidades de franchise, e aproveite ainda para se juntar a organizações ligadas à indústria, como o Instituto Português do Desporto ou a Confederação do Desporto de Portugal.


Estabelecer Serviços Oferecidos
Analise, avalie e escolha os serviços que o seu ginásio irá oferecer – levando em conta que existem várias especializações possíveis (ou mesmo mistas), entre reabilitação, perda de peso, fortalecimento muscular, contemplando ainda as possíveis ofertas de personal training, SPA, serviços de nutricionismo, loja, alimentação, entre outros. Na seleção dos serviços oferecidos, deverá levar em conta o público alvo do seu ginásio, e também os custos envolvidos na compra e manutenção dos equipamentos e/ou das aulas confluentes com a(s) especialidade(s) praticada(s).

Ainda neste ponto, poderá considerar a inclusão de um ponto de diferenciação entre o seu projeto e os restantes – no caso dos ginásios Pump, a política aplicada é a de um “ginásio low-cost” que, ao contrário da esmagadora maioria dos espaços desportivos, não obriga ao pagamento de mensalidades.


Plano de Negócios
Desenvolva um plano de negócios de 8 a 10 anos com especial enfoque nas informações sobre: filosofia de projeto (o que é, missão, a quem se dirige, etc.), análise de concorrência, orçamento, área de atuação (mercado de luxo, low cost ou outro), pessoal, requisitos, projeções de lucro – neste último ponto, Deodato do Ó sugere o apuramento da mensalidade média, que será multiplicada pelo número de clientes previsto, chegando-se assim a cerca de 90% da receita.


Plano de Marketing
Aposte num plano de Marketing simples mas exaustivo, tendo como objetivo máximo a conquista de clientes e a promoção do ponto de diferenciação que o seu ginásio terá a oferecer – no caso do Pump, grande parte da Comunicação baseia-se na política dos preços mais acessíveis e na ausência de necessidade de fidelização. A incluir no plano: análise diagnóstica, análise SWOT, definição de objetivos, opções estratégicas, marketing-mix e plano financeiro detalhado.


Licenciamento
Entre as especificações encontradas no processo de abertura de um ginásio as mais importantes e destacadas pelos fundadores do Pump são: Licença de autorização de utilização do espaço para instalação desportiva , Licença para utilização de música nas salas de aula/treino e similares e o Certificado de formação do Diretor Técnico.

Todos os ginásios ou centros de atividade física são ainda obrigados a disponibilizar livro de reclamações e a exibir um sinal certificado de anti-tabagismo (por lei, é proibido fumar em recintos fechados e de utilização coletiva, estando a ausência de tal sinal sujeita a uma coima de 6.000 euros).


Legislação
Os requisitos mínimos de organização e funcionamento, bem como as especificações técnicas de uma instalação desportiva de uso público estão dispostos no Decreto-Lei nº 141/2009 de 16 de junho.

Segundo o sistema de classificação das atividades económicas (CAE), o código para as atividades de ginásio (fitness) é CAE: 9313.


Seguro
Obriga-se todos os ginásios à prestação de garantia de Seguros de Acidentes Pessoais e Responsabilidade Civil, que cubram os riscos decorrentes da sua atividade.


Opções de Financiamento
Passaporte para o Empreendedorismo
Vale Empreendedorismo

Ainda com respeito ao financiamento, Pedro Molar e Deodato do Ó reforçaram que, no caso do Pump, a banca e os financiadores acabaram por ganhar confiança para apostar no seu projeto devido ao rigor do trabalho apresentado, bem como de todas as estimativas, preparação e planeamento do projeto.


Equipamento de Ginásio
Selecione o equipamento do seu ginásio depois de determinar os serviços que irá oferecer. Na escolha das máquinas e instrumentos deverá levar em conta fatores como o preço, tecnologia e custos de manutenção. Devem ser considerados alguns dos principais equipamentos de ginásio:
- Passadeiras;
- Bicicletas estacionárias;
- Plataformas vibratórias;
- Aparelhos de musculação multifunções (braços, costas, pernas, peito);
- Remos;
- Extensores elásticos;
- Blocos de Step;
- Elípticas;
- Tapetes e colchões de ginásio;
- Barras, pesos e halteres;
- Bancos de musculação;
- Sistemas de cabos/polias;
- Bolas de pilates/fitness;
- Bolas medicinais;
- Cordas.


Requisitos de Direção
Segundo o Decreto-Lei nº 141/2009 de 16 de junho, é obrigatório existir no ginásio um diretor técnico com grau de licenciado na área de Desporto ou da Educação Física.


Despesas de Investimento
- Imóvel (mesas, cadeiras, balcão de receção, bancos, cofres);
- Equipamentos desportivos;
- Equipamentos informáticos (computador, impressora, scanner);
- Contratação de serviços (comunicações, eletricidade, contabilidade, limpeza);
- Contratação de empregados (receção, professores, personal trainers);
- Instalação de sistema de ventilação (se não existir);
- Documentação, legalização e licenciamento da empresa.

Adicionalmente, os fundadores da Pump sugerem o estabelecimento de um limite de investimento de segurança – se o empreendimento ultrapassar um determinado valor de investimento ou manutenção, deverão sempre ser consideradas as opções de reestruturação do plano de negócios ou mesmo, no limite, no encerramento do espaço antes que seja demasiado tarde.


Custos Fixos
- Salários;
- Renda de loja;
- Pagamento de empréstimo (se for o caso);
- Consumíveis (água, luz, internet, telefone);
- Limpeza;
- Contabilidade;
- Manutenção de equipamentos.

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Inspirações

Livros, filmes, séries e jogos para inspirar o seu negócio

Saber mais