Empreendedorismo

Como criar uma revista


Apesar de o lançamento de uma revista parecer, sobretudo, um esforço criativo, há um conjunto de normas, informações e cuidados que deve levar em conta se quiser que a sua publicação tenha sucesso e sobreviva ao mercado manifestamente difícil.

Neste guia serão cobertos alguns dos pontos essenciais que deverá dominar antes de iniciar a sua aventura editorial.


Tema
Partindo do princípio de que ainda não tem uma temática base para a sua revista, tente focar-se em coisas de que gosta e sobre as quais tem algum conhecimento – desporto, entretenimento, moda, tecnologia, etc. Criar uma revista baseada numa paixão não só tornará o negócio mais relevante e atrativo, como funcionará sempre como uma motivação nos momentos difíceis.


Audiência
Depois do tema, é crucial que se foque num target mais ou menos específico para a sua audiência. Se considerarmos, por exemplo, uma revista de moda, as oscilações demográficas terão um enorme impacto no estilo e conteúdos da sua revista, bem como no seu potencial de vendas. Se o seu alvo são adolescentes, a escrita, conteúdos editoriais, e até o esquema estrutural da revista terão de ser diferentes se o seu público-alvo forem homens de 40 anos ou mais.


Análise de Mercado
A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações é um bom lugar para iniciar a sua análise de mercado. Os dados disponibilizados são básicos e com algum atraso, mas gratuitos. O Anuário da Comunicação da Obercom é outra fonte gratuita e acessível, encapsulando os dados gerais anuais dos principais meios de comunicação. A Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação constitui-se também como uma fonte muito importante de dados sobre a concorrência, penetração de mercado, tiragens e circulação (no caso de imprensa em banca).


Título próprio vs Franchise
Se idealizou um projeto totalmente novo e que faz sentido construir um nome por si, considere a criação do seu próprio título. Se, por outro lado, gostaria de tomar partido de trazer um nome reconhecido para Portugal, tem a opção do franchise (criar uma versão portuguesa da revista Marie Claire, por exemplo). Todavia, deverá estar ciente que os custos de exploração de um título internacional e direito de tradução de alguns conteúdos raramente estão abaixo dos 3000 euros mensais.


Tipo de Revista
Independentemente do tema, a sua revista pode assumir um ou vários formatos. De acordo com o volume de investimento inicialmente disponível e o projeto que idealizou, poderá considerar os seguintes tipos de publicação existentes:
- Revista impressa em banca
- Pdf online
- App tablet
- Pdf por assinatura
- Newsletter
- Ontv


Plano de Negócios
Desenvolva um plano de negócios com especial enfoque nas informações sobre: filosofia de projeto (o que é, missão, a quem se dirige, etc.), análise de concorrência, relações públicas e marketing, projeções de lucro e orçamento, tabelas de publicidade, normas de redação, design e publicação.


Legislação
O documento legal que regula a atividade é a Lei da Imprensa.


Licenciamento
- Registo do título na ERC(Entidade Reguladora para a Comunicação Social);
- Registo da marca (opcional);
- Número de Depósito Legal;


Estrutura e Gestão da publicação
Além dos conteúdos propriamente ditos, que serão a alma da sua publicação, deverá contudo prover-lhe um sólido esqueleto, onde deve prestar especiais cuidados a:
- Planeamento (conteúdos, publicidade, etc);
- Software de Gestão;
- Perfis de Edição;
- Paginação;
- Normas de Redação e Publicação;
- Layout;
- Criatividades (capas, publicidade, etc);
- Imagens (tratamentos, bancos de imagens, etc);
- Controlo de Qualidade;
- Parcerias.


Outros serviços obrigatórios (em banca)
- Distribuidora: no caso da banca só existem duas em Portugal – Logista e Vasp.
- Gráfica

No caso da imprensa gratuita, os canais de distribuição são específicos.


Publicidade
A promoção da sua revista, em particular para potenciais anunciantes, começa bem antes de a sua primeira publicação estar completa. A melhor estratégia para captar a sua atenção é organizar uma amostra variada daquilo que será a sua revista, juntamente com informações sobre o conceito, audiência-alvo, linha editorial e dados previstos de tiragem, circulação e gastos fixos. Quanto mais souberem do seu projeto e quanto mais entusiasmados se sentirem com ele, mais provável é que estes investidores apostem no seu projeto.


Recursos Humanos
- Redação (polivalentes, especialistas, convidados)
- Revisor de textos
- Designer


Estrutura de Vendas
De acordo com o tipo de publicação escolhida, deverá decidir se a sua publicação será gratuita ou, se não for o caso, se as vendas se deverão efetuar em banca, por assinatura ou em bloco. No caso de uma revista impressa, deverá ainda considerar cuidadosamente a tiragem e preços respetivos. Antes de lançar o primeiro número, aproveite o estudo de mercado que fez da concorrência para testar números e preços, estando sempre flexível para os ajustar de forma a atrair cada vez mais consumidores. No caso de optar pelas assinaturas (quer como primeira escolha, quer quando enquadradas em bloco com a banca), considere cuidadosamente a sua gestão, tomando particular atenção a se esta tem capacidade para ser autónoma ou se não será mais sensato atuar em outsourcing.


Equilíbrio de Receita
Geralmente, é considerado um bom equilíbrio de (in)dependência de receitas quando se verifica que 50% advém das vendas e 50% é gerada por acordos publicitários.


Sobras
As sobras da tiragem não têm de ser um problema, e existem duas grandes estratégias para as enfrentar: fazendo uso de uma política de reciclagem (que consegue obter ainda algum retorno) ou aplicando uma estratégia de oferta que, não gerando nenhum lucro diretamente, é uma forma de promoção importante que poderá atrair novos leitores.

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Inspirações

Livros, filmes, séries e jogos para inspirar o seu negócio

Saber mais