Empreendedorismo

Análise de Risco


O risco é, essencialmente, composto por duas partes: a probabilidade de algo correr mal e as consequências negativas desse mesmo resultado. No entanto, o risco pode ser difícil de avaliar, quanto mais preparar-se para ele ou geri-lo. Tendo isto em conta, a análise de risco revela-se uma ferramenta essencial para identificar os riscos que a sua empresa pode estar prestes a enfrentar.

 

Ora a análise de risco é um processo que o ajuda a identificar e gerir potenciais problemas que podem afetar projetos, ações ou iniciativas chave do seu negócio. Para levar a cabo uma análise de risco, deve, em primeiro lugar, identificar as suas principais e potenciais ameaças e depois então estimar as probabilidades da sua materialização.

 

A análise de risco é essencial quando está a planear projetos (para ajudar a antecipar e neutralizar problemas), quando está a decidir se avança ou não com um projeto, quando tenta melhorar a segurança no local de trabalho, quando planeia eventos (ex: falhas técnicas ou de equipamento), ou quando planeia alterações de ambiente (nova concorrência, novas políticas, etc).

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Gestão de Risco

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais