Empreendedorismo

Árvore de Decisão


Quando tem de tomar uma decisão importante, é essencial que um líder de um negócio examine cuidadosamente todas as suas opções de ação. Uma das melhores ferramentas que podem usadas para este efeito são as árvores de decisão.

 

As árvores de decisão são gráficos ou diagramas que ajudam a explorar todas as alternativas de decisão e os seus possíveis resultados. Cada “ramo” da árvore representa uma opção disponível na tomada de decisão. Os ramos podem ser alongados quando um desfecho alternativo leva a outra decisão que deve ser tomada. Em cada ramo devem estar identificados os custos associados a cada escolha e a probabilidade de cada um de ocorrer. Com estes números, os líderes podem calcular o valor de cada conjunto de ramos para determinar a melhor escolha.

 

A representação gráfica da árvore de decisão faz-se, geralmente, a partir de linhas para identificar a decisão (por exemplo “sim” ou “não”) e nós para identificar as questões sobre as quais se deve decidir. Cada um dos ramos formado por linhas e nós termina numa folha que identificará a consequência mais provável da sequência de decisões tomadas.

 

Em termos práticos, as árvores de decisão podem ser muito úteis pois dão forma visual a cenários potencialmente complexos, permitindo assim que se tomem decisões mais pensadas e assertivas.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Dicas para tomar melhores decisões  

3 Rs da Tomada de Decisões

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais