Empreendedorismo

CRM


O CRM (acrónimo para Customer Relationship Management) refere-se à metodologia ou processo que uma empresa leva a cabo para estudar e saber mais sobre as necessidades e comportamentos dos seus clientes de forma a poder desenvolver relações mais fortes e duradouras com estes articulando diferentes sinergias para sincronizar vendas, estratégias de marketing utilizadas, o atendimento direto e o suporte técnico mais adequado a cada cliente.

 

As soluções de CRM nem sempre são fáceis ou baratas de implementar, mas a verdade é que os seus benefícios são inegáveis.

 

Vantagens

- Eficiência: um sistema de CRM bem implementado pode substituir processos manuais que criam ineficiências;

- Colaboração: evita ferramentas que tornam estéril a colaboração e incita ao uso de plataformas baseadas na cloud que permitem que múltiplos departamentos consigam gerir eficientemente as relações com o cliente;

- Dados, dados, dados: para muitas empresas os dados e a informação são bens estratégicos inestimáveis e os sistemas de CRM não só recolhem informação valiosa como têm plataformas que a analisam e a tornam de mais fácil compreensão;

- Melhorias da experiência do cliente: o maior benefício dos sistemas CRM é a melhoria da experiência dos consumidores, com as necessidades bem identificadas e atendidas, eficientemente segmentados.

 

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