Empreendedorismo

Gestão de Projeto


A gestão de projeto é o processo de planeamento e organização de tarefas para concretizar um projeto de sucesso. Neste sentido, vale a pena esclarecer que por projetos se entendem esforços temporários e individuais designados para um resultado específico, como por exemplo, planear um evento para promoção do lançamento de um perfume.

 

O projeto diferencia-se de uma operação que se caracteriza por ser uma atividade permanente e repetitiva para o desenvolvimento de produtos ou serviços. A diferença entre ambos não é apenas conceptual, uma vez que a gestão dos dois requer cuidados e capacidades diferentes, o que implicará também estratégias distintas.

 

O principal objetivo da gestão de projeto é alcançar todos os objetivos estabelecidos para o projeto dentro de determinados limites – informação esta que geralmente está discriminada num manual de projeto, criado no início do desenvolvimento do mesmo.

 

Numa abordagem mais tradicional, distinguem-se cinco grupos de processos no desenvolvimento de um projeto:

  1. Iniciação;
  2. Planeamento;
  3. Execução;
  4. Monitorização;
  5. Encerramento.

 

Deve notar-se que nem todos os projetos vão passar por todas estas etapas, já que alguns podem ser, por exemplo, encerrados antes do esperado; da mesma forma, é possível que outros projetos passem pelos estágios 2, 3 e 4 múltiplas vezes.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Gestão de Crise

Aplicações Móveis para uma Melhor Gestão

Plano de Gestão de Stocks

 

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais