Empreendedorismo

Inovação


Segundo John Kao, “Innovation Nation”, a inovação é a “capacidade de os indivíduos, as empresas e as nações criarem, de forma contínua, o futuro que desejam. Mais especificamente, a inovação tem a ver com a capacidade de criar processos, produtos ou organizações novas ou melhoradas que acrescentem valor ao mercado e à sociedade.

 

Vale aqui a pena parar para uma pequena distinção. Invenção e inovação são conceitos próximos mas não semelhantes – o primeiro respeita à criação de algo que não existia. Se esta invenção tiver sucesso e valor para o utilizador, passa a ser considerada uma inovação.

 

É possível dividir a inovação em várias categorias, mas para efeitos deste artigos, consideraremos apenas duas:

 

- Incremental: altera um produto/processo/serviço melhorando o seu valor;

- Radical: cria uma solução nova que substitui completamente o que surgiu anteriormente ou que responde pioneiramente a uma necessidade.

 

A importância da inovação no ambiente de negócios é crucial, uma vez que o seu potencial cliente baseia o seu processo de decisão de compra na sua perceção de valor. Esta noção, que equilibra benefícios e preços, deve ser positiva e a empresa deve ser capaz de apresentar soluções apelativas, inovadoras e, se possível, mais baratas do que as concorrentes no mercado (se existirem).

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais