Empreendedorismo

Produto Minimamente Viável


O Produto Minimamente Viável (PMV) define-se como “o menor conjunto de funcionalidades que o empreendedor poderia entregar no primeiro dia de atividade da empresa, e que resolve os problemas/necessidades ou cria ganhos aos potenciais clientes”. Podemos simplificar explicando então que o PMV é uma espécie de protótipo ou versão simplificada do produto que a sua empresa pretende vender, com as características mínimas para ser inserido do mercado.

 

Algumas das características do MVP são: tem valor suficiente para começar a ser utilizado e reter os primeiros clientes, fornece ciclo de feedback para a evolução futura, permite perceber quem serão os clientes futuros, é uma estratégia dirigida aos “early evangelists” (os que querem ser os primeiros a experimentar tudo), e pretende diminuir horas e gastos desnecessários na conceção de produtos que, posteriormente, podem não ter uma boa aceitação de mercado.

 

Esta estratégia é bastante útil na posição de arranque já que permite aos empreendedores testar os seus pressupostos, hipóteses e ideias, percebendo, ao mesmo tempo, quais as reais necessidades dos seus clientes.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Ciclo de Vida do Produto

Como calcular o preço do Produto / Serviço

 

Guias Práticos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais